Chineses de Macau avaliam investir na ZFM para fugir de tarifaço de Trump
Comitiva de Macau, Região Administrativa Especial da China, esteve na Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) conhecendo a política de incentivos fiscais do modelo de desenvolvimento regional. Investidores de peso de Macau estão interessados em ampliar negócios no Brasil e a ZFM é grande concorrente pelas vantagens fiscais que oferece. Os chineses querem ampliar atuação na América Latina, estratégia que visa diversificar os mercados após o tarifaço imposto pelo presidente Donald Trump, que encareceu os produtos chineses no mercado norte-americano. Além disso, o grupo, recebido pelo superintendente da Suframa, Bosco Saraiva (foto), tem interesse em exportar produtos brasileiros com o cacau, em especial da Amazônia, a exemplo do açaí. Entre os representantes chineses na comitiva, do Bank of China Macau Branch e do Lesso Group, empresa listada na Fortune 500.
Estados mais afetados são governados por “bolso-trumpistas”
Pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos de Modelagem Econômica Ambiental Aplicada, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aponta que os Estados do agronegócio brasileiro tendem a ganhar com a guerra comercial dos Estados Unidos com a China. Já os Estados mais industrializados, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais devem ser os mais prejudicados. Em comum, os três são governados por representantes da Direita bolsonarista, que comemoraram a volta de Donald Trump ao governo norte-americano este ano. Alguém lembra da frase do boné que usaram em homenagem ao presidente norte-americano? “Make America Great Again” – Faça a América grande novamente.
Estado aprova incentivo do ICMS para fabricante de fitoterápicos
Entre os 47 projetos industriais que tiveram incentivo do ICMS aprovado pelo Governo do Amazonas, destaque para a empresa Bioamazonas Indústria e Comércio de Medicamentos Fitoterápicos, que planeja investir R$ 333,7 milhões na fabricação de medicamentos no polo industrial da Zona Franca de Manaus (ZFM). A pauta, avaliada pelo Conselho de Desenvolvimento do Amazonas (Codam), foi a maior da história para um mês de abril, como destacou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Serafim Correa. No total, os projetos aprovados somam investimentos de R$ 1,4 bilhão, sendo 17 de implantação, 28 de diversificação e dois de atualização. Juntos, devem gerar 1.259 empregos nas novas linhas de produção.
Pai Amado sobre Rodrigo Guedes: “assassino de famílias”
Em discurso inflamado na tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Pai Amado acusou o colega de parlamento Rodrigo Guedes de ser um “assassino de famílias”. Isso porque, segundo Pai Amado, o vereador oposicionista expôs o endereço da mãe dele durante vídeo em que denunciava buracos em via pública. Em novo episódio, Guedes busca apoio dos colegas às causas de interesse dele por meio de pressão, via de regra agressiva e que provoca duros embates no parlamento. Semana passada, o entrevero foi com o vereador Aldenor Lima. Guedes aproveitou a imprensa para pressioná-lo a assinar CPI que estava propondo contra a gestão municipal. Aldenor revelou que não assinaria CPI porque Guedes estava por trás de fake news contra a família dele e que o caso estava sendo investigado pela Polícia Federal. Ambos foram parar na sede da PF, com acusações mútuas.
Empresas forçam extinção de cobradores dos ônibus de Manaus
As empresas que operam o transporte coletivo de Manaus estão forçando o fim da função de cobrador. Estão adquirindo ônibus novos, como parte do compromisso com o poder público de renovação da frota, sem a cadeira do cobrador. Em recente coletiva, o prefeito de Manaus, David Almeida, disse que a própria modernização do sistema de pagamento, com mais de 80% das passagens sendo pagas por meios de cartões eletrônicos, estaria colocando a função de cobrador em extinção, mas que sindicatos, patronal e dos trabalhadores, discutissem o tema para que os cerca de 1,5 mil cobradores não fiquem desempregados. Nesta segunda-feira (14/4), grupo esteve na galeria do plenário da Câmara de Vereadores para cobrar os assentos nos novos ônibus adquiridos pela empresa Via Verde. Segundo o vereador Jaildo dos Rodoviários, lei municipal de 2022 garante a função de cobrador no transporte coletivo da cidade.
Tanara, do PCdoB, é eleita reitora da Universidade Federal do Amazonas
A engenheira elétrica doutora em informática, professora do Instituto da Computação (Icomp), Tanara Lauschner, é a nova reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Em eleição de segundo turno, realizada nesta segunda-feira (14/4), Tanara, da chapa 57 – Mudança! obteve 52,86% dos votos válidos, contra 47,14% da chapa 25, de Março Antônio. Entre os estudantes, Tanara obteve 6.640 votos contra 3.642 de Marcão. Dos votos dos professores, 966 para Tanara contra 706 de Marcão. Tanara é filiada ao PCdoB, partido que atuou firmemente na campanha dela à reitora da Instituição. Para o partido, um cargo de relevância após ficar sem representantes legislativos no Estado nas últimas eleições. Tanara substitui Sylvio Puga no comando da Ufam, tendo como vice, Geone Maia.
Mais 20 pontos do trânsito de Manaus ganham radares de velocidade este mês
Mais 20 pontos do trânsito da capital amazonense terão radares de fiscalização de velocidade nas próximas duas semanas. A estrada da Ponta Negra, área nobre da cidade, recebeu os equipamentos, nas mediações dos quarteis do Exército. O sistema começou a funcionar neste ano, estreando na Estrada do Turismo, que interliga o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes ao complexo turístico Ponta Negra. Após a instalação dos equipamentos e sinalização vertical, os radares são validados pelo Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (IPEM-AM). Com a aferição, o poder público divulgará os locais durante período educativo antes do início da aplicação de multas aos infratores. Chamados no passado de fábricas de multas, os radares voltam para tentar frear o crescente número de acidentes de trânsito, muitos fatais.
AGENDA AMAZÔNIA
Institutos lançam Programa Robótica Educacional na Amazônia
O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) e o Educacional Ecossistema de Tecnologia e Inovação, unidade de negócios da Positivo Tecnologia, ambos com unidades no polo industrial da Zona Franca de Manaus, lançam nesta terça-feira (15/4) o Programa Robótica Educacional e Educação Tecnológica na Amazônia. A iniciativa, sem fins lucrativos, beneficiará 4 mil crianças e adolescentes, de pouco mais de 130 escolas no Estado. Com o uso de kits educacionais de robótica, o objetivo é fortalecer o aprendizado e estimular o interesse dos estudantes para as áreas de ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática, com foco na inovação e no desenvolvimento sustentável. A iniciativa também prevê formação continuada a professores para a correta aplicação dos recursos tecnológicos no ambiente escolar.
FRASE DO DIA
VEREADOR DE MANAUS, CORONEL ROSSES
“Fico muito lisonjeado com o convite do nobre presidente, mas está repreendido”
(Em resposta à provocação feita pelo vereador Eduardo Assis, que enquanto presidia a sessão plenária da Câmara, chamou Rosses de “futuro líder do Avante”, partido de Eduardo e do prefeito David Almeida, a quem Rosses é opositor)