Lula ganha fôlego enquanto Direita é aprisionada à pauta da anistia
O governo Lula enfrenta baixa popularidade, como poucas vezes experimentou o líder petista, mas a insistência da Direita com pautas desconectadas da realidade dá tempo para que o petista se recupere. Pesquisas recentes atestam que a maioria da população é contra a anistia aos condenados pelos atentados à sede dos Três Poderes no 8 de Janeiro. Ainda assim, lideranças políticas e religiosas insistem em mobilizações públicas com esse intuito, que no fundo buscam habilitar o ex-presidente Bolsonaro para as eleições de 2026. Como bem resumiu o ex-deputado federal Marcelo Ramos, “a Direita foi sequestrada pela pauta da anistia”. Para o ex-parlamentar, com trânsito no Congresso e Governo Federal, o Projeto de Lei da anistia sequer será pautado na Câmara dos Deputados. Enquanto isso, o Governo avança em pautas de alcance social, como ampliação da isenção do Imposto de Renda e medidas de combate ao aumento do preço da cesta básica.
Pressionado a assinar CPI, Aldenor acusa Guedes de financiar fake news
Ao ser pressionado publicamente a assinar CPI, o vereador Aldenor Lima disse não ao autor da proposta, Rodrigo Guedes, acusando-o de patrocinar fábrica de fake news com recursos públicos. Segundo Aldenor, Guedes usou a verba de gabinete para pagar empresa que manipulou imagens usando o filho dele, especial, para atacar a família dele, incluindo a esposa, a deputada Joana Darc, na campanha eleitoral passada. Aldenor também chamou Guedes de ingrato, já que o ajudou na campanha a deputado federal. Horas depois, Guedes e Aldenor, acompanhado da deputada Joana, estiveram na sede da Polícia Federal. Guedes, para provar que não é investigado; e o casal, para levar provas de que ele financiou fábrica de fake news, que teria inclusive, segundo Joana Darc, também atacado o então colega de parlamento de Guedes, Amom Mandel, atualmente deputado federal.
Cotado para 2026, Marcelo Ramos é cauteloso ao falar sobre futuro político
Marcelo Ramos está bem cotado para disputar as eleições no próximo ano pelo PT. O capital político vem da própria trajetória na vida pública e pela estreita relação que tem com a cúpula nacional da legenda, em particular com o presidente Lula. Entre as opções no atual cenário estão a vaga de senador ou de vice na chapa do pré-candidato ao Governo do Amazonas, senador Omar Aziz. O ex-deputado federal, no entanto, é cauteloso ao analisar as possibilidades, até por conhecer bem os processos partidários. Disse que “o PT tem as suas instâncias para tomar decisões”, mas que coloca o nome à disposição da legenda para a missão partidária que lhe for confiada.
Novos áudios afundam Anne Moura no escândalo do financiamento de campanhas
Novos áudios vazado afundam Anne Moura, a amazonense secretária nacional de Mulheres do PT, no escândalo de uso de recursos federais para o financiamento de campanhas do partido em 2024. No diálogo divulgado pelo jornal Estadão, Anne pede recurso a ex-aliado, então presidente de ong fundada por ela, o Instituto de Articulação de Juventude da Amazônia, Marcos Rodrigues, para que ela ganhe a eleição. Anne foi candidata à vereadora de Manaus, mas não se elegeu. “De forma objetiva, eu preciso de dinheiro! Me mande todo o dinheiro possível para eu ganhar a eleição”. Segundo o Estadão, Anne estaria falando de repasse do Ministério do Trabalho e Emprego, de R$ 1,2 milhão, ao Instituto comandado por Marcos, fruto de convênio assinado um mês antes das eleições. Anne também estaria envolvida no uso de recursos da Cultura nas eleições passadas. Em nota, ela afirma não ter cometido ilícitos, desconhecer os áudios e que os mesmos seriam fruto de uma campanha para difamá-la.
Até o discreto José Ricardo se rende à pauta buraco com atuação tiktoker
O hoje deputado federal Amom Mandel fez escola na passagem como vereador de Manaus. Assim como foi para ele, a pauta buraco se tornou a preferida de vereadores de oposição. O mais votado da atual legislatura, Sargento Salazar foi além e passou a roteirizar e fazer produções elaboradas para explorar o tema nas redes sociais. Até mesmo José Ricardo, habitualmente discreto na atuação parlamentar, se rendeu ao assunto no melhor estilo TikTok. Em recente publicação no Instagram, foi para dentro de buracos para chamar a atenção do poder público. Em discurso na sessão plenária desta terça-feira, o vereador da própria base do prefeito David Almeida, Roberto Sabino, propôs a criação de um disk-buraco, com equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) de plantão para atender os casos emergenciais.
Mayara sustenta que buscará reeleição e que decisão passa pelo pai Adail
A deputada estadual Mayara Pinheiro informa à Coluna que será sim candidata à reeleição em 2026. Por intermédio da assessoria de imprensa, acrescentou ainda que candidaturas dentro do grupo político do qual faz parte passam pelo pai dela, o prefeito do município de Coari, Adail Pinheiro. A deputada se manifesta após a Coluna apurar rumores de que ela poderia não disputar a reeleição no próximo ano e que Marco Castilhos, eleito vereador de Manaus com apoio da família Pinheiro, poderia ser candidato a estadual pelo grupo. Segundo a assessoria, Mayara, que está no segundo mandato seguido na Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), está de licença-maternidade e que voltará às atividades parlamentares regulares em setembro.
PÉROLAS
Eu quero mais é que ele morra!”
(Do deputado federal Giovanni da Federal (PL-ES), em sessão da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, alegando que é um direito dele desejar a morte do presidente Lula)