PL e União Brasil na Câmara de Manaus: esquizofrenia ou conveniência?
PL e União Brasil, partidos de oposição ao prefeito David Almeida, estão em crise de identidade ou seria excesso de interesses pessoais dos vereadores integrantes? Não houve uma votação de matéria sobre temas importantes para a cidade que as duas bancadas tenham atuado de forma integrada. Na prática, tem sido cada um por si. Nas redes sociais, os vereadores das legendas têm sido cobrados, em especial aqueles que sequer conseguem disfarçar que votam conforme a conveniência, ora a favor, ora contra a pauta do Executivo. A própria linha ideológica partidária, vendida ao eleitor como essencialmente conservadora, também já está sendo questionada na Casa legislativa da capital amazonense. União Brasil e PL ocupam 11 cadeiras na Câmara, respectivamente a 2ª e 3ª maiores bancadas.
Tarifaço de Trump traz apreensão, mas também oportunidades à ZFM
O governador Wilson Lima encomendou estudo das secretarias relacionadas ao setor produtivo para avaliar os impactos do “tarifaço” lançado pelo governo Donald Trump e que está impondo sobretaxa de 10% aos produtos brasileiros. Na avaliação do governador, ao mesmo tempo que a pressão sobre os países asiáticos, sobretudo a China, pode impor dificuldades ao fornecimento de insumos às fábricas instaladas no polo industrial da Zona Franca de Manaus, a guerra comercial lançada pelos Estados Unidos também pode atrair investidores que busquem novos mercados. A outra possibilidade é abrir exportações para produtos do parque fabril local, como aparelhos celulares, já que a taxação ao Brasil foi a de menor nível, na comparação com a tarifa imposta à Ásia, Europa, México e Canadá. “Precisamos aguardar como as cadeias produtivas e a economia global vão se acomodar”, ponderou Wilson Lima no programa Manhã de Notícias da Rede Tiradentes de Rádio e Televisão.
Cresce pressão para saída de Sinésio do comando do PT Amazonas
A pressão sobre o deputado Sinésio Campos é cada vez maior para que ele saia do comando do PT Amazonas. Depois do vereador José Ricardo criticá-lo publicamente, o ex-vereador petista Waldemir José foi curto e grosso: “já deu o que tinha que dar”. A chapa de Sinésio começou a esquentar em 2024, ano em que teve assessora flagrada com dinheiro durante a campanha eleitoral, que resultou no afastamento temporário dele do comando do partido, e quando a filha e genro se envolveram em escândalo revelado pela operação da Polícia Federal Expurgare. Investigações sobre esquema bilionário de grilagem de terras, exploração de madeira e fraudes na geração de créditos de carbono na Amazônia resultaram em busca e apreensão na casa da filha, então titular da Superintendência de Agricultura, Dionísia Campos. No episódio, a PF identificou servidores do Instituto de Proteção Ambiental (Ipaam) suspeitos de atuar no esquema criminoso, o que levou ao afastamento de Juliano Valente, presidente do órgão estadual e genro de Sinésio. Além disso, os adversários de Sinésio no PT criticam que ele está sempre com o governo e esse atrelamento não interessa ao partido. José Ricardo é um dos cotados para a presidência estadual.
Disputa pela Câmara federal se desenha para ser das mais acirradas
A disputa pelas vagas de deputado federal no Amazonas promete ser das acirradas em 2026. Isso porque além da reeleição buscada pela atual bancada, virtuais candidatos estão em postos-chave e com grande visibilidade. É o caso dos presidentes da Câmara de Vereadores de Manaus, David Reis, e da Assembleia Legislativa do Estado, Roberto Cidade. Além desses, vereadores que ingressaram na Câmara da capital amazonense na atual legislatura demonstram grande potencial para a disputa por uma das oito vagas do Estado na Câmara de Deputados. É o caso do vereador Sargento Salazar, recordista de votos nas eleições passadas, com grande engajamento nas redes sociais. O caminho que Salazar trilha é semelhante ao de Amom Mandel, que saiu do parlamento municipal para Brasília, impulsionado pela atuação nas redes sociais. A expectativa do meio político é que a redistribuição das 513 vagas da Câmara seja revista neste ano, ampliando para 10 as vagas da bancada federal amazonense. O Supremo Tribunal Federal estabeleceu inclusive prazo para que a Câmara resolva a questão: 30 de junho.
Após polêmica, Plínio Valério é convidado para debater BR-319
O Instituto PanAmazônia, referência na região como fórum conservador e defensor da economia ultra liberal, tem reunião marcada para o próximo dia 11 para discutir a BR-319. Para debater o tema com empresários e executivos da economia amazonense, entre eles representantes de importantes grupos empresariais do Estado, foi convidado o senador Plínio Valério. Ao contrário do tema Zona Franca, que o senador confessou em público “não entender porra nenhuma”, sobre Amazônia e a estrada que liga o Amazonas à Rondônia, ele é um entusiasta. Até o momento, cerca de 40 empresários, executivos e ex-secretários de Estado estão convidados. Apesar do posicionamento liberal, o Instituto PanAmazônia é composto por empresários que ganham dinheiro com a política de incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM), modelo econômico condenado por essa ala conservadora da economia.
RAPIDINHAS
Prefeito garante datas-base e unifica período de reajuste
Com exceção dos profissionais da Educação e Saúde, os demais, incluindo os servidores do Regime de Direito Administrativo (RDA) e CLT terão vencimentos atualizados em um mesmo período do ano. O prefeito David Almeida destaca que a medida agiliza o processo de definição dos reajustes e contribui para o planejamento financeiro do Município.
Governador anuncia pagamento do Fundef de 1998 a 2007
O governador Wilson Lima anunciou pagamento da terceira parcela do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) a mais de 16 mil professores e pedagogos. Será no próximo dia 15 de abril. Têm direito ao benefício, que soma R$ 50,9 milhões, quem trabalhou entre 1998 a 2007.
Guarda municipal inaugura primeira base operacional
A Guarda Municipal de Manaus ganhou a primeira de cinco bases operacionais. Funciona no complexo turístico Ponta Negra, na Zona Oeste da cidade. Também receberão a estrutura, que garante vigilância 24 horas, o Centro Histórico; a Zona Leste (bairro São José); Zona Norte (em frente ao Shopping Phelippe Daou); e o Terminal 7 do transporte coletivo.
FRASE DO DIA
PRESIDENTE DO SINDIFISCO, DÃO PEREIRA
“Caso a greve continue por muito tempo, teremos ainda o atraso no pagamento das restituições do Imposto de Renda, pois as declarações que caírem na malha devem demorar mais para serem analisadas”
(Sobre o movimento grevista que caminha para quatro meses, que represa os despachos aduaneiros e já paralisou linhas de produção da ZFM)