Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Prefeitura de Manaus realiza ‘Projeto das Audiências Concentradas’ para reintegração social de adolescentes em medidas socioeducativas
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Prefeitura de Manaus > Prefeitura de Manaus realiza ‘Projeto das Audiências Concentradas’ para reintegração social de adolescentes em medidas socioeducativas
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza ‘Projeto das Audiências Concentradas’ para reintegração social de adolescentes em medidas socioeducativas

Portal Amazonense 4 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com o Ministério Público do  Estado do Amazonas (MPE-AM) e a Defensoria Pública do Estado (DPE-AM), recebeu, nesta quinta-feira, 20/3, a Vara de Execução de Medidas Socioeducativas do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) para a realização do “Projeto das Audiências Concentradas”, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Centro-Oeste.

A iniciativa atende jovens e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, como Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviços à Comunidade (PSC). Além disso, reavalia sua situação jurídica e psicossocial, em conformidade com as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“Nossa atuação consiste na análise individualizada de cada caso para verificar a possibilidade de extinção da medida ou sua manutenção. Além disso, eventuais descumprimentos são avaliados, identificando-se suas causas e as providências necessárias, como o agravamento da responsabilização ou a substituição da medida pelo meio fechado. Esse trabalho conta com o suporte fundamental dos Creas, que acompanham esses adolescentes, assegurando sua reinserção social e prevenindo a reincidência”, destacou o titular da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas do TJ-AM, Luís Carlos Cabral Chaves.

A ação integra o “Programa Fazendo Justiça”, uma parceria entre o CNJ e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), que busca aprimorar metodologias no sistema de Justiça juvenil. Ao longo de dois dias, 25 adolescentes em medidas socioeducativas em meio aberto serão atendidos.

“A presença do sistema de Justiça nesses equipamentos é fundamental para avaliarmos as condições de trabalho dos técnicos e, principalmente, para mantermos um contato direto com os jovens, garantindo que cumpram as medidas de forma adequada. Para isso, é essencial ouvi-los, compreender suas dificuldades e, se necessário, readequar a medida para viabilizar o cumprimento. Dessa forma, podem encerrar esse ciclo e seguir suas vidas sem reincidir em atos infracionais”, ressaltou o promotor da 29ª Promotoria de Justiça, Adriano Alecrim Marinho.

O defensor público Eduardo Ituassú enfatizou a importância da reeducação e reintegração social dos jovens por meio do incentivo ao estudo, ao trabalho e ao fortalecimento dos vínculos familiares, garantindo-lhes um futuro digno.

“Nosso objetivo é evitar a reincidência e oferecer a esses adolescentes a chance de reconstruir suas vidas de forma honesta. Muitos já estão no mercado de trabalho e se esforçam para mudar, mas a falta de oportunidades ainda é um grande desafio. Por isso, buscamos incentivá-los a estudar, trabalhar e fortalecer os laços familiares, permitindo que tenham um futuro longe da prática de atos infracionais e contribuam positivamente para a sociedade”, afirmou.

A assistente social técnica de referência do Serviço de Medidas Socioeducativas do Creas Centro-Oeste, Elaíne das Chagas, destacou a necessidade de oferecer oportunidades que incentivem o autoconhecimento e a autonomia, para que os adolescentes se reconheçam como parte ativa da sociedade e compreendam os direitos e responsabilidades.

“Buscamos proporcionar a esses adolescentes oportunidades de desenvolvimento pessoal por meio de atividades que estimulem o autoconhecimento, a construção da autonomia e, sobretudo, o fortalecimento do sentimento de pertencimento. É fundamental que se percebam como parte ativa da sociedade, compreendendo seu papel e seus direitos, ampliando suas perspectivas de vida”, concluiu.

— — —

Texto – Igor Costa / Semasc

Fotos – Fernanda Rodrigues  / Semasc

Leia Também

Resultado dos programas Bolsa Pós-Graduação e Bolsa Idiomas

Por Portal Amazonense 2 meses atrás

Prefeitura prorroga prazo para adesão ao ‘Dívida Zero’

Por Portal Amazonense 2 meses atrás

Ação de educação para o trânsito com servidores da Semad

Por Portal Amazonense 2 meses atrás

Terceira parcela do Alvará 2025 vence nesta quinta-feira, 5/6

Por Portal Amazonense 2 meses atrás

Manausprev convoca aposentados e pensionistas nascidos em junho para recadastro obrigatório

Por Portal Amazonense 2 meses atrás

Prefeitura de Manaus abre inscrições para curso gratuito de finanças com uso da HP12C

Por Portal Amazonense 2 meses atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?