Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Comitê de Melhoria do Ambiente de Negócios da prefeitura apresenta nova etapa do ‘Nosso Centro’ e lança seminário participativo
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Prefeitura de Manaus > Comitê de Melhoria do Ambiente de Negócios da prefeitura apresenta nova etapa do ‘Nosso Centro’ e lança seminário participativo
Prefeitura de Manaus

Comitê de Melhoria do Ambiente de Negócios da prefeitura apresenta nova etapa do ‘Nosso Centro’ e lança seminário participativo

Portal Amazonense 4 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

Quase um ano após a inauguração das primeiras obras de reabilitação do centro histórico, a Prefeitura de Manaus apresentou, nesta terça-feira, 18/3, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Manaus), na zona Centro-Sul, alguns dos projetos da segunda etapa do “Nosso Centro” e lançou o 1º seminário de sensibilização, apontando problemas e soluções para o território da capital, a ser realizado nos dias 24 e 25 de abril.

A reunião foi capitaneada pelo Comitê de Melhoria do Ambiente de Negócios de Manaus (CMAN), da Prefeitura de Manaus, tendo à frente o secretário de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Clécio Freire, contando com uma apresentação do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), feita pelo diretor-presidente Carlos Valente, para um grupo de secretários municipais e convidados da CDL.

“Este é o início de um trabalho, sob comando do prefeito David Almeida, em conjunto com as entidades de lojistas e do comércio, além de representantes da sociedade civil organizada, para que a gente possa traçar um plano de ação e de investimentos para os próximos quatro anos de gestão, na busca de melhoria do ambiente de negócios do Centro de Manaus”, comentou Valente.

O diretor-presidente do Implurb aproveitou o encontro para convidar a todos a participarem das discussões e apresentarem propostas estruturantes. “No seminário, apresentaremos nossos programas e projetos, realizações e mudanças, além de trazer para Manaus o case de Recife (PE), recebendo técnicos e especialistas. Junto com os debatedores, mediadores e participantes organizados teremos um documento que servirá de norteador para ações de curto, médio e longo prazos”, completou.

Para Clécio Freire, o encontro foi positivo e permitiu a exposição do “Nosso Centro” pelos secretários, já com as diretrizes da segunda etapa em andamento. “Trocamos informações, recebemos ideias e indicações para que o protagonismo do Centro seja contínuo e inovador, contando com melhoria da qualidade de vida na nossa cidade. Esperamos que, no seminário, todos possam trazer suas contribuições para Manaus”, disse.

CDL Manaus

Esta foi a primeira reunião do ano do Comitê de Melhoria do Ambiente de Negócios, colocando o “Nosso Centro” como tema prioritário entre ações de governo, gestão integrada e colaboração com lojistas e empresários dos setores de comércio e serviços. “Buscamos mostrar aos secretários envolvidos como pequenos detalhes, da rotina, impactam diretamente no bem-estar da população e dos comerciantes e frequentadores do Centro. As melhorias são sempre bem-vindas e para as quais buscamos a integração da prefeitura, sob o comando do prefeito David Almeida”, disse o presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag.

Assayag fez uma explanação sobre projetos que propõem requalificação de uma área que chamam de “miniCentro”, que concentra os terminais de ônibus, incluindo uma proposta para a construção de um novo porto da Manaus Moderna, de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), do governo federal.

No projeto do Dnit, o foco é a modernização do sistema de transporte de passageiros e cargas na região Norte, criando terminal portuário que seja contemporâneo, eficiente e seguro. A construção do novo porto pretende transformar a infraestrutura local, potencializando o desenvolvimento econômico, turístico, cultural e social do Norte.

Cultura

Responsável por um dos grandes eixos do “Nosso Centro”, levando ao território “Mais Vida” e “Mais História”, a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult), via o diretor-presidente Jender Lobato, se soma aos trabalhos de reabilitação e desenvolvimento urbanos, integrando com demais secretarias e autarquias, para que se tenha cada vez mais reativações no Centro.

“A determinação da gestão David Almeida é ter mais reativações, o que já começou desde 2021, com o lançamento do programa, responsável pelas inaugurações do mirante Lúcia Almeida, casarão Thiago de Mello, píer turístico Manaus 355 e largo de São Vicente, associados à estrutura já existente, como o Casarão de Inovação Cassina. E na segunda etapa, já em implantação, teremos o Museu do Basa e o funcionamento, por exemplo, do Centro de Arqueologia da cidade, que está pronto, mas que ainda não foi ativado”, explicou Jender Lobato.

O diretor-presidente da ManausCult adiantou que algumas ativações já estão em curso, como o funcionamento de uma feira aos finais de semana na praça Dom Pedro II. “E temos o grande ápice, que é o maior festival de artes integradas do Brasil, o #SouManaus, um evento grandioso, com mais de 63 mil metros quadrados de perímetro para desenvolvimento de atividades, shows, atrações, performances ao ar livre e pronta para receber turistas que aproveitam o feriado da Semana da Pátria”, contou Jender Lobato.

Segunda Etapa

Na segunda etapa do “Nosso Centro”, estão projetos como a ampliação do Polo Digital; Polo de Gastronomia Criativa; Museu do Porto; Museu da História das Olímpiadas; retorno da circulação de um trecho do antigo bondinho, entre outros. Quanto ao seminário do “Nosso Centro”, ele será uma oportunidade de discutir com a sociedade organizada e público os principais problemas do Centro de Manaus, para consolidar um programa de melhorias, envolvendo o poder público, iniciativa privada e demais atores.

Participaram da reunião ainda as secretarias municipais de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima) e de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE) e Centro de Cooperação da Cidade (CCC).

— — —

Texto – Claudia do Valle/ Implurb

Fotos – Divulgação e Maxweel Oliveira/ Implurb

Leia Também

Resultado dos programas Bolsa Pós-Graduação e Bolsa Idiomas

Por Portal Amazonense 2 meses atrás

Prefeitura prorroga prazo para adesão ao ‘Dívida Zero’

Por Portal Amazonense 2 meses atrás

Ação de educação para o trânsito com servidores da Semad

Por Portal Amazonense 2 meses atrás

Terceira parcela do Alvará 2025 vence nesta quinta-feira, 5/6

Por Portal Amazonense 2 meses atrás

Manausprev convoca aposentados e pensionistas nascidos em junho para recadastro obrigatório

Por Portal Amazonense 2 meses atrás

Prefeitura de Manaus abre inscrições para curso gratuito de finanças com uso da HP12C

Por Portal Amazonense 2 meses atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?