Trampolim eleitoral. A velha política que flerta com improbidade
Uso de cargos comissionados ou mesmo eletivos para galgar um maior na disputa eleitoral seguinte. A discussão tem permeado a internet e na política local não faltam exemplos. Os agentes públicos que fazem uso da estratégia camuflam, mas deixam claro o real interesse diante do eleitor mais atento. Nas redes sociais, já inauguraram mini-campanhas, que seguem o mesmo roteiro das propagandas de rádio e televisão do horário eleitoral gratuito: se apresentam, dizem quem são e de onde vêm. Intensificam a agenda pública nas ruas, com instantânea divulgação nas mídias digitais, de preferência no meio do povo, com sorrisos e abraços, apertos de mãos e crianças no colo, ou anunciando realizações de impacto social. Diante da lei, a prática do trampolim não é ilegal, mas flerta com a improbidade administrativa – uso de recursos públicos na autopromoção. A discussão quase sempre é moral e cabe ao eleitor aceitar ou reprová-la nas urnas.
O xadrez de Joana Darc: torna aliada secretária e isola concorrente
A deputada estadual Joana Darc emplacou a aliada Leda Maria Xavier na recém-criada Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet). Leda Maria, publicitária de formação, já fazia parte do primeiro escalão do governo Wilson Lima. Ela foi secretária de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania de 2020 a 2024, também com as bênçãos de Joana Darc. A criação da Sepet é um antigo sonho da deputada, que se projetou à política na defesa da causa animal. Quando o governador anunciou a criação da pasta, Joana era dada como certa no comando da Secretaria, até mesmo pela relação de aliada de primeira hora de Wilson na Assembleia Legislativa (ALE-AM). Mas caso a deputada assumisse o posto, a vereadora de Manaus Professora Jacqueline assumiria na ALE e no lugar de Jacqueline na Câmara de Vereadores, ascenderia Amauri Gomes, concorrente de Joana na defesa dos animais. Para Joana, xeque-mate.
A ausência e o vácuo em torno de Plínio Valério no meio empresarial
O senador Plínio Valério sequer foi citado no jantar promovido pela Associação Comercial do Amazonas (ACA) no fim de semana. O encontro foi mais uma homenagem do setor aos pares de Plínio, Omar Aziz e Eduardo Braga, pela atuação decisiva da dupla na defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM) na reforma tributária. A ausência e o vácuo em torno de Plínio vêm logo após o horroroso episódio protagonizado por ele, na homenagem feita pela Federação do Comércio (Fecomércio) à bancada federal amazonense, pela atuação dos parlamentares na discussão do sistema tributário nacional. Na ocasião, Plínio disse que não entendia “porra nenhuma de Zona Franca” e que “aturou a ministra do Meio Ambiente, Maria Silva, por seis horas e dez minutos sem enforcá-la”. A declaração rendeu até reprimenda do presidente do Senado, Davi Alcolumbre.
Com a ZFM garantida na reforma, luta agora é por melhores salários
No jantar da ACA, Omar Aziz defendeu a melhoria dos salários pagos no polo industrial da ZFM. Apesar dos crescimentos recordes de faturamento anual, acima dos R$ 200 bilhões, a massa salarial tem sido proporcionalmente menor nos últimos anos. “Agora é outra luta, a luta de aumentar o salário de quem trabalha na indústria do Amazonas. A média salarial é muito pequena”. Omar acrescenta que o custo médio com trabalhadores nas fábricas gira em torno de 12% do faturamento. A proposta é que o valor destinado aos contracheques chegue a pelo menos 18% do que ganha cada empresa.
Fim de semana de recados políticos nas redes sociais
O fim de semana da política local foi de envio de recados. Páginas de fofoca nas redes sociais propagaram mensagens que agitaram grupos políticos até aqui aliados em torno de projeto comum para as Eleições 2026. Mas uma vez, perfis com expressiva audiência atuaram de forma coordenada, veiculando a mesma mensagem, o que demonstra que existe um comando central por trás do conteúdo viralizado. Um analista político consultado pela Coluna preferiu a cautela. “Os movimentos recentes sinalizam para uma ruptura, mas ainda é muito cedo para tirar conclusões, vamos aguardar”.
Prefeitura resgata velódromo, obra do apagar das luzes da gestão Artur Neto
O velódromo de Manaus será resgatado pela Prefeitura. Projeto criado pelo ex-prefeito Artur Neto, já no final do segundo mandato do tucano, terá aulas a partir desta segunda-feira (31/3), quando o projeto será inaugurado pela Fundação Manaus Esporte (FME). Na reforma administrativa aprovada pela Câmara Municipal de Manaus, a FME se torna secretaria, com atuação ampliada e central nas políticas de esporte e lazer na capital amazonense.
AGENDA AMAZÔNIA
Alerta de inundação nas cidades do Amazonas
As cidades amazonenses devem enfrentar novo cenário de alagações neste ano, com a cota da cheia dos rios superando a média histórica. Em Manaus, as chances do Rio Negro, que banha a capital amazonense, atingir a cota de inundação de 27,50 metros é de 98%. O alerta foi feito pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), que fez o primeiro aviso 75 dias antes do pico previsto da cheia deste ano. As chances da capital amazonense alcançar cheia severa, com cota a partir de 29 metros, são de 30%. A marca histórica, de 30,02 metros, foi registrada em 2021.
RAPIDINHAS
Federação União Brasil e PP até o final de abril
A cúpula nacional do Partido Progressistas (PP) espera que até o final de abril a federação com o União Brasil esteja formalizada. Com a formação partidária, a federação terá a maior bancada na Câmara dos Deputados, 108 parlamentares, superando o PL de Bolsonaro; uma das maiores no Senado, com 13 integrantes; e a maior da Câmara de Vereadores de Manaus, com 8 integrantes, um a mais que o Avante, partido do prefeito David Almeida.
Suframa desenvolve chatbot
Em breve, o portal da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) contará com o atendimento virtual de um chatbot. A tecnologia é desenvolvida pela startup Intelliway, projeto custeado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O chatbot informará os incentivos fiscais da Zona Franca.
180
milhões de reais devem ser movimentados pelo 58º Festival Folclórico de Parintins. De 2022 a 2024, a festa dos bumbás Garantido e Caprichoso injetou R$ 438 milhões na economia amazonense.
FRASE DO DIA
EX-PRESIDENTE BOLSONARO
Prisão é o fim da minha vida, estou com 70 anos”
(À reportagem do jornal Folha de S.Paulo, que perguntou se a prisão seria o fim da carreira política dele)