Defensoria amplia presença no Amazonas e mais que triplica atendimentos
A Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) está entre as instituições públicas que mais crescem em atendimento no Amazonas. Levantamento realizado a pedido da COLUNA DO CRISTO revela que em 2024, o número de atos praticados chegou a 817 mil, sendo que desse total, 259.754 foram no interior do Estado, onde a DPE-AM mais tem investido. A maioria é referente à causas familiares. Para efeito de comparação, em 2020 a Instituição realizou 74.624 atendimentos, número mais que triplicou ano passado, saltando para 259.754. Falando de pessoas, nesse mesmo período, isso corresponde a um aumento de 36.763 para 107.654 assistidos. Tamanho desempenho tem sido possível com a ampliação da presença da Defensoria no interior amazonense nos últimos anos. Em apenas um ano, a DPE inaugurou unidades em sete municípios. Atualmente, a Instituição está presente em 27 unidades físicas, sendo 13 polos em cidades consideradas estratégicas.
Plano de expansão é reforçado com novo concurso público
A maior presença da Defensoria Pública do Estado segue plano de expansão do próprio quadro de defensores públicos. Depois do concurso público de 2021, um novo já está sendo organizado para este ano, conforme aprovou o Conselho Superior da Defensoria. Em 2024, 12 novos defensores foram empossados. Do quadro total da Instituição, 55 defensores atuam fora da capital amazonense, Manaus.
Wilson e Tadeu se esbarram em evento público e trocam gentilezas
Após quase um ano, o governador Wilson Lima e o vice dele, Tadeu de Souza, participam de um mesmo evento público. Foi no fim de semana, na posse da presidência e diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas (OAB-AM), evento concorrido de autoridades, realizado no Teatro Amazonas. O encontro foi marcado por sorrisos e gentilezas. A última vez que estiveram em um mesmo espaço público foi em junho de 2024, no Festival Folclórico de Parintins. No dia a dia, os gabinetes de Wilson e Tadeu no Palácio da Compensa são separados por apenas alguns metros e mesmo assim, os “encontros” são esporádicos e praticamente ocasionais. O distanciamento se aflorou com as Eleições 2024, quando o governador apoiou candidato à Prefeitura de Manaus, concorrendo com o prefeito David Almeida, que disputou reeleição e do qual Tadeu foi coordenador de campanha. Para 2026, Tadeu se prepara para assumir o governo caso Wilson concorra a uma vaga ao Senado.
Sorrisos de um cumprimento protocolar
Outro encontro acompanhado com atenção no evento da OAB foi do governador com o prefeito David Almeida. No saguão do Teatro Amazonas, Wilson Lima tomou a iniciativa e cumprimentou o prefeito. Apesar dos sorrisos de parte a parte, um cumprimento protocolar. Os grupos políticos liderados pelo governador e o prefeito disputaram as eleições para o comando da capital amazonense, David se reelegeu, mas os embates podem ter sido adiados apenas até a próxima eleição. David e Wilson firmaram parceria produtiva para Manaus até pouco tempo. Da aliança saíram investimentos para o recapeamento de vias, recuperação de feiras e mercados, construção de viadutos. Os movimentos que ambos fizerem em 2026 poderão definir quem estará no comando do Estado nos próximos oito anos.
Federação movimenta correlação de forças para 2026 em Manaus
Para quem tinha alguma dúvida, o deputado federal Fausto Júnior já deixou claro:. O governador Wilson Lima, presidente estadual do União Brasil, comandará a federação que está em gestação: União Brasil-PP. A junção partidária criará a maior bancada de vereadores em Manaus, com oito parlamentares, dois a mais que os atuais sete do Avante, legenda presidida pelo prefeito David Almeida. Na práxis política, o movimento amplia a força de Wilson em Manaus, onde precisa melhorar a popularidade. No plano nacional, o PP aprovou a formação da federação, que deve ser presidida pelo ex-presidente da Câmara dos Deputados, o alagoano Arthur Lira.
Pedido para empréstimo no forno; oposição prepara cabo de guerra
É esperado para esta semana o pedido de autorização da Prefeitura de Manaus à Câmara de Vereadores para empréstimo de até R$ 2,5 bilhões. Detalhes da proposta, incluindo valor exato, atrasaram o envio, que havia ficado para logo após o Carnaval. O Executivo municipal defende o recurso para novos investimentos estruturantes na cidade, incluindo em infraestrutura. Além disso, a atual gestão sustenta que mais pagou parcelas de empréstimos realizados por gestões passadas do que realizou desde 2021. A oposição se prepara para fazer um novo cabo de guerra com o tema, mas ao contrário dos dois últimos anos, na atual legislatura o prefeito David Almeida tem maioria esmagadora no plenário.
MARCA DO PÊNALTI
Bolsonarista Carla Zambelli a dois votos da cassação no STF
A cassação do mandato da deputada federal bolsonarista Carla Zambelli caminha a passos largos no Supremo Tribunal Federal (STF). Já votaram pela condenação do ato bizarro protagonizado pela parlamentar, o ministro-relator do caso, Gilmar Mendes, seguido por Flávio Dino, Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia. Às vésperas da eleição presidencial de 2022, Zambelli sacou um revólver e saiu correndo pelas ruas de São Paulo atrás de um apoiador do então candidato Lula, mesmo não tendo sequer porte de armas. Na ocasião, grupos bolsonaristas avaliaram que o episódio contribuiu para a derrota de Bolsonaro nas urnas, fortalecendo perfil de intolerância e radicalismo ao bolsonarismo, rejeitado pela maioria do eleitorado.
AGENDA AMAZÔNIA
Aceleradora busca projetos com impactos na Amazônia rural
A Amaz, maior aceleradora de negócios da Região Norte, está selecionando startups e empreendedores, com financiamento de até R$ 1 milhão. As empresas candidatas devem estar com projetos em andamento, de produtos ou serviços inovadores, com impacto socioambiental relevante na Amazônia rural. Na chamada de negócios, poderão ser selecionadas até seis startups. Além dos valores iniciais, as empresas poderão receber aportes adicionais. O programa oferece oficinas de capacitação e workshops e assessorias jurídica, contábil e de comunicação.