Prefeito de Manaus, David Almeida, ativa comitê de crise para pronta-resposta aos impactos de chuva torrencial
Na manhã desta quinta-feira (20/3), o prefeito de Manaus, David Almeida, anuncia novas medidas de assistência social e ações emergenciais de enfrentamento aos impactos de nova chuva torrencial que afetou a capital amazonense. Em poucas horas, a cidade registrou 70 milímetros de chuva, o equivalente a mais de 20% do esperado para todo este mês de março (320 mm). A sobrecarga nas redes de drenagens e igarapés provocou alagações em vários pontos da cidade, incluindo um deslizamento de terra que matou uma pessoa. O Centro de Cooperação da Cidade, da Prefeitura de Manaus, atendeu mais de 70 chamadas através do Disque 199. A maioria relacionada a casos de alagação. Desde o mês passado, a Prefeitura intensifica a desobstrução de bueiros e a limpeza de igarapés, incluindo serviços de desassoreamento, medidas que visam amenizar os impactos das fortes e prolongadas chuvas comuns nesse período do ano.
Polícia Federal desarticula milícia de policiais que traficavam ouro da Amazônia
Operação Ourives da Polícia Federal desarticulou milícia formada por policiais civis do Amazonas envolvidos com a comercialização de ouro extraído ilegalmente na Amazônia. A organização criminosa cooptava ourives para manipular e vender o ouro extraído em garimpos clandestinos em Boa Vista, capital de Roraima, e nos municípios amazonenses Japurá e São Gabriel da Cachoeira. O ouro era transportado por estrada, rios e com uso de aeronaves até Manaus, com transporte acobertado pelos policiais. O grupo miliciano também fornecia o ouro, coordenando as vendas, a ourives e empresários. Segundo as investigações da PF, empresas de fachada encobriam as operações ilícitas.
Plínio Valério é repreendido no Senado e recebe resposta de Marina: “Psicopata”
A chapa do senador Plínio Valério literalmente esquentou no Senado. O parlamentar amazonense foi repreendido no plenário pelo presidente da Casa legislativa, David Alcolumbre, pela fala em evento da Federação do Comércio (Fecomércio) contra a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. “Imagina o que é tolerar a Marina durante seis horas e dez minutos e não enforcá-la?!”. Segundo Alcolumbre, ele não poderia se furtar de falar do assunto, que ganhou repercussão nacional e que Plínio deveria fazer uma reflexão e se posicionar. Mais cedo, Marina Silva já havia dado uma resposta ao senador, em entrevista ao vivo no Programa Fala, Ministra, transmitido em cadeia de rádio para todo o País pelo Governo Federal. “Quem brinca com a vida dos outros ou faz ameaças rindo, só os psicopatas são capazes de fazer isso”. Plínio foi à tribuna e disse que a fala foi em tom de brincadeira, que não faria novamente, mas que não estava arrependido. Senadoras presentes no plenário exigiram um pedido de desculpas.
Senador comprova que não precisa de adversário. Ele é o inimigo, dele mesmo
O discurso horroroso do senador Plínio Valério quando disse “não entender porra nenhuma de Zona Franca” e que teve que ouvir a ministra Marina Silva seis horas sem enforcá-la” atesta com precisão a avaliação que é feita do senador nos bastidores da poder: “O Plínio Valério não precisa de adversário, ele é o inimigo dele mesmo”. E essa não foi a primeira vez que o parlamentar destrata em público. O comportamento, que muitos chamam de rabugentisse, é recorrente. Nisso Plínio não é réu primário. As eleições logo mais batem à porta do eleitor e o senador terá o mandato posto à prova.
Comitiva de vereadores vai à Brasília por Pronto-Atendimento do Trabalhador do Transporte
Os vereadores de Manaus Jaildo Oliveira, Carlos Pai Amado e Rodinei Ramos estiveram em Brasília em busca de apoio para a construção do Pronto-Atendimento ao Trabalhador de Transporte. A comitiva de parlamentares, que contou ainda com o presidente do Sindicato dos Taxistas, Márcio Fleury, se reuniu com o senador Omar Aziz e o ex-deputado federal Marcelo Ramos, que se comprometeram em intermediar a busca de recursos para a concretização do projeto. Segundo os vereadores, a categoria já tem espaço para a construção, onde querem reunir a oferta de serviços para motoristas e cobradores de ônibus, taxistas, mototaxistas e demais profissionais que atuam nos serviços de transporte da capital amazonense. Omar e Marcelo Ramos são aliados do presidente Lula de primeira hora e têm grande trânsito no Congresso Nacional e ministérios.
AGENDA AMAZÔNIA
Secretários discutem financiamento climático
Secretários de Estado de Meio Ambiente estiveram reunidos em Macapá, capital do Amapá, discutindo financiamento climático, pauta que será debatida na Conferência da ONU para o Clima, a COP30, em novembro. O objetivo, explica o secretário de Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira, é viabilizar fontes para o financiamento da necessária preservação ambiental sem descuidar da qualidade de vida dos povos da floresta. O encontro discutiu ainda, entre outros temas, a implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), o enfrentamento das emergências climáticas e oportunidades de financiamento para a transição econômica, focada na sustentabilidade ambiental.
RAIO X
Norte lidera no uso do Pix
A população da Região Norte é a que mais utiliza Pix nas compras do dia a dia. Média de 41 operações por mês contra 37 no Nordeste, 34 no Centro-Oeste, 30 no Sudeste e 27 no Sul do País. Em valores, o Norte e Nordeste ficam atrás das demais regiões, com médias de R$ 147,58 e R$ 151,47 por operação, respectivamente. É o que revela pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Sobre a parcela da sociedade que utiliza a forma de pagamento, 58,3% no Nordeste, 60,5% no Norte, 61,2% no Sul, 64,7% no Centro-Oeste e 66,7% no Sudeste.