Em discurso grotesco, Plínio Valério também destila contra as mulheres
Afirmar de que não entende “porra nenhuma de Zona Franca”, como se a deficiência fosse motivo de orgulho para quem deve representar o Amazonas, foi o menor dos pecados do senador Plínio Valério. No desastroso discurso em evento da Federação do Comércio (Fecomércio), ele também bradou: “Imagina o que é tolerar a Marina (Silva, ministro do Meio Ambiente) durante seis horas e dez minutos e não enforcá-la?!”, em referência ao depoimento prestado pela ministra à CPI das ONGs. A fala foi classificada como machista e que reflete a cultura da violência contra as mulheres, destacou a deputada estadual Alessandra Campelo, Procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado. “Patético… Eu nunca vi o senador dizer que ia enforcar uma autoridade homem porque não o suportava”. A assessoria de Plínio diz que a frase foi em tom de brincadeira.
Wilson Lima alinha vereadores do UnIão Brasil para massificar ações do Estado
O governador Wilson Lima lançou mais uma estratégia para ampliar espaços e massificar as ações do Estado. Afiou o discurso com os vereadores do União Brasil em Manaus, partido que ele preside no Estado, para defender e exaltar o governo nos discursos no plenário do parlamento municipal. Nesta semana, vereadores da legenda ressaltaram os investimentos estaduais que ampliaram o atendimento aos autistas, com a inclusão do serviço multidisciplinar em Centros de Atenção Integral às Crianças e aos Adolescentes (Caics). O União Brasil tem a segunda maior bancada da Câmara de Vereadores da capital amazonense, com seis parlamentares, atrás da bancada do Avante, partido do prefeito David Almeida, com sete integrantes. O governador reorganiza a gestão e costura apoios visando a disputa por vaga ao Senado em 2026.
Depois de sinalizar para a base aliada, Diego Afonso crítica mesa diretora
O vereador Diego Afonso começou o ano dando todos os indicativos de que teria novamente voltado à base do prefeito David Almeida. E o maior deles foi votar no candidato da base aliada, David Reis, para a presidência da Câmara de Manaus. Na sessão desta terça-feira (18/3), entretanto, ele fez discurso no plenário criticando o que classificou como manobra para a oposição não ter tempo de fala em matérias contrárias aos interesses da Prefeitura. Vale lembrar que Diego Afonso é do partido do governador Wilson Lima, o União Brasil, e ambos os chefes de Executivo, municipal e estadual, seguem em campos opostos desde as eleições de 2024.
Lideranças políticas e empresariais na pressão pelo fim da greve da RF
As classes política e empresarial seguem na pressão para que a greve dos auditores fiscais da Receita Federal se encerre. O deputado federal Sidney Leite e o presidente da Associação Nacional de Fabricante de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Jorge Junior, estiveram mais uma vez reunidos com o secretário da RF, Robinson Barreirinhas, para tratar dos impactos da operação padrão dos auditores, que já se aproxima dos três meses, nas linhas de produção da indústria. Esta é a terceira vez que a Eletros e o deputado buscam diálogo para a solução do problema, que no polo industrial da Zona Franca de Manaus (ZFM) já paralisa linhas de produção.
Entra em vigor nova lei do transporte hidroviário de cargas e pessoas
Em uma região, a Amazônia, onde as estradas são os rios, entra em vigor no Amazonas a nova lei dos serviços de transporte hidroviário, nº 7.402/2025. A expectativa é de que a regulamentação reformulada melhore a qualidade do serviço. Entre as principais mudanças estão: redefinição do transporte hidroviário intermunicipal de passageiros e cargas, especificando com maior clareza a operação das embarcações, de todos os portes, que devem seguir horários e rotas previamente definidas, com cobrança de tarifas conforme normas da agência reguladora estadual, a Arsepam. E sobre o credenciamento de novas embarcações, a partir de agora ele será feito por intermédio de editais públicos.
Conselho alerta para prazo de execução de projetos da Lei Paulo Gustavo
Os fazedores de cultura de Manaus têm até o próximo dia 31 para executar os projetos financiados pela lei federal Paulo Gustavo, contemplados nos editais 4, 5 e 6/2023. Já o prazo de entrega dos relatórios de prestação de contas é 30 de junho. Todas as informações detalhadas sobre os editais da Lei Paulo Gustavo Manaus estão disponíveis no site: concultura.manaus.am.gov.br/lei-paulo-gustavo. Desde o lançamento da Paulo Gustavo, a capital amazonense tem se destacado pela agilidade no credenciamento do Município no Ministério da Cultura para receber os recursos federais.
?
PERGUNTAR NÃO OFENDE
Por que os Bolsonaro fogem quando pressionados?
Primeiro foi o Jair, que viajou para os Estados Unidos antes do término do mandato de presidente e da quebradeira da sede dos Três Poderes, no famigerado 8 de Janeiro. Agora é o filho Eduardo, que se licencia do mandato de deputado federal para se refugiar também nos Estados Unidos, por temer ser preso.