No digital engatinham, mas no tête-à-tête Omar e Braga atropelam na costura de alianças
Eles podem estar engatinhando no digital, mas os senadores Omar Aziz e Eduardo Braga compensam a pouca intimidade com as redes sociais com as articulações à moda antiga. Nos bastidores do Congresso ou em Manaus, a dupla usa o corpo a corpo para pavimentar o caminho de 2026. Na sexta-feira, Omar e Braga estiveram com lideranças empresariais, em evento da Fecomércio no qual foram homenageados. No sábado, Braga participou de evento que marcou a retomada das obras do Residencial Vida e Saúde; já Omar esteve nas arquibancadas do Estádio Carlos Zamith, debaixo de chuva ao lado do deputado Saullo Vianna, torcendo pelo Nacional. Braga busca a reeleição, Omar quer retornar ao comando do Estado, se possível por “W x O”.
Braga elogia prefeito e lembra de acordo para as Eleições 2026
O senador Eduardo Braga reafirmou a aliança com o prefeito David Almeida neste fim de semana, quando o prefeito de Manaus apresentou os 217 novos guardas municipais que reforçarão a segurança, por exemplo, de terminais do transporte coletivo e na frente das escolas. Elogiou o gestor e aproveitou para dizer que nas eleições de 2026, estarão juntos. Esse “juntos” inclui o senador Omar Aziz. Ambos contam com o apoio de David Almeida, em troca das emendas parlamentares que têm destinado à administração municipal, ainda que pesquisas internas indiquem David Almeida como candidato competitivo ao Governo do Amazonas.
David Almeida vai parar nos braços da Guarda Municipal
Na apresentação de 217 guardas municipais, o prefeito David Almeida foi para os braços dos novos agentes da segurança municipal. O gesto foi em reconhecimento à transformação pela qual passa a Guarda na atual administração, ressurgindo literalmente das cinzas. Em 2020, a Guarda tinha poucos agentes, a maioria exercendo cargos administrativos, sem ter sequer uma sede decente. Era desarmada, desmotivada, com apenas dois veículos, ambos sem funcionar. Na atual gestão, concurso público foi realizado, o estatuto mudado, passou a ser armada, com pistolas e armas de grosso calibre, utilizadas pela divisão especial Romu, e agora com 100 veículos, incluindo picapes, motos e triciclos. A tropa já tem quase 300 homens e até o final deste ano, mais 130 concursados serão convocados.
Roberto Cidade entra no fogo cruzado de Wilson Lima x David Almeida
Em discurso ao lado do governador Wilson Lima, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), deputado Roberto Cidade, reforçou críticas do governador à gestão municipal, de que o Estado arca com atendimento na área da saúde que são de atribuição municipal. A fala foi durante o anúncio do atendimento a autistas em mais três Centros de Atenção Integral à Criança (Caics) na capital amazonense. Nessa guerra da saúde, o prefeito de Manaus, David Almeida, por sua vez, tem dito, desde a campanha eleitoral passada, que o Executivo estadual não honra com a parte financeira que lhe cabe, em serviços como o Samu e a Farmácia Popular, que são de gestão tripartite: custeio de 50% pelo Governo Federal e 25% pelo Estado e 25% pela Prefeitura.
Corregedor revela bastidor estarrecedor do caso Eletrobras
O Corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o ministro amazonense Mauro Campbell, revelou um bastidor estarrecedor do caso Eletrobras: todo o trâmite no judiciário para a liberação de R$ 150 milhões foi feito em pouco mais de uma hora, disse ele ao Portal Norte. O autor da ação cobrou no juizado do município Presidente Figueiredo o pagamento contra a companhia de energia e menos de 65 minutos depois a decisão já estava confirmada em segunda instância. O pagamento foi sustado, inclusive a terceiros não incluídos inicialmente no processo, culminando com o afastamento do juiz titular da vara de Presidente Figueiredo, Jean Carlos Pimentel dos Santos, e o desembargador Elci Simões. Dias depois do caso se tornar público, em 21 de fevereiro, outros servidores da Justiça amazonense também foram afastados suspeitos de atuação no caso, inclusive para dificultar a defesa da Eletrobras na ação.
DPE anuncia concurso com direito ambiental e mais vagas para PCDs
Está sendo esperado para esta semana a publicação do edital do concurso público da Defensoria Pública do Estado (DPE-AM). A medida, que visa reforçar a atuação da Instituição no interior do Estado, foi aprovada pelo Conselho Superior da Defensoria semana passada. As vagas a serem preenchidas são para defensor na classe inicial da carreira, com salário inicial na casa dos R$ 19 mil. Direito ambiental e 20% das vagas para PCDs são novidades do certame. Nos últimos anos, a DPE adotou como meta ampliar a atuação no interior do Estado, nas áreas mais longínquas e carentes de atendimento jurídico. Os mutirões de atendimento e a abertura de unidades da Instituição têm sido crescentes. O último concurso da DPE foi realizado em 2021.
FRASE DO DIA
PRESIDENTE DO PL, VALDEMAR COSTA NETO
Não tenho dúvidas que Bolsonaro se elege ano que vem”
(Em evento pró-anistia de condenados por destruição da sede dos Três Poderes, mesmo Bolsonaro inelegível e com possibilidade de ser condenado à prisão por tentativa de golpe de Estado)
FLOPOU
Os protestos convocados por Bolsonaro em todo País, pedindo anistia aos condenados por invadirem a sede dos Três Poderes, com concentração principal na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ), fracassaram. Pouco mais de 18 mil pessoas no RJ, menos de 2% do público esperado, segundo cálculos da Universidade de São Paulo. Em Manaus, menos de 30 pessoas na Ponta Negra. Na linguagem das redes sociais, FLOPOU.
?
PERGUNTAR NÃO OFENDE
Por que a deputada estadual Débora Menezes não defende os interesses dos eleitores amazonenses que a elegeram com a mesma energia, entusiasmo e estridência que ela defende o ex-presidente Bolsonaro e os condenados que atentaram contra a democracia no 8 de Janeiro de 2023? Aliás, uma segunda pergunta, que também não deveria ofender: a viagem dela para a manifestação na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro neste domingo (16/3), foi paga com recursos do contribuinte amazonense?