Tadeu de Souza faz planos e diz que pode imprimir marca no comando do Estado
O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, falou abertamente pela primeira vez sobre a possibilidade de assumir o comando do Estado, caso o governador Wilson Lima se descompatibilize no início de 2026 para disputar vaga no Senado. Em entrevista à TV Norte, Tadeu rascunhou inclusive como seria sua gestão. Disse que o pouco tempo impede implantação de mudanças profundas, mas que poderá redirecionar (políticas públicas) e cobrar resultados. “Em nove meses eu consigo deixar uma marca de quem conhece a administração pública por dentro”, afirmou o ainda vice-governador.
Preparando terreno e ganhando fôlego para alçar voos maiores
Há meses Tadeu de Souza vem se preparando para assumir um protagonismo maior na política local, a depender da correlação de forças atuantes nas Eleições 2026. Nas redes sociais, já se apresentou, em vídeos falou da origem humilde e do preparo que tem para alçar voos maiores. Tadeu de Souza é procurador de Justiça do Estado, é amigo e da alta confiança do prefeito de Manaus, David Almeida, de quem já foi chefe da Casa Civil e por quem foi indicado ao cargo que atualmente ocupa, de vice do governador Wilson Lima.
Zanin extingue ADI e mantém Roberto Cidade no comando da Assembleia
O deputado estadual Roberto Cidade permanece no cargo de presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM). Após colher a defesa do parlamentar e os posicionamentos da Procuradoria Geral da República (PGR) e do Partido Novo, autor da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), o ministro-relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, extinguiu o processo que questionava o terceiro mandato consecutivo de Cidade no comando do parlamento estadual. Na defesa, a Assembleia esclareceu que o primeiro mandato de Cidade como presidente da ALE-AM havia ocorrido antes do marco temporal definido pelo STF que limitou a uma reeleição aos cargos das mesas diretoras das casas legislativas.
Justiça do Amazonas revela retrato da violência doméstica
Jovem, negra, com filhos e em dificuldade financeira. Essas são as características da maioria das mulheres do Amazonas vítimas de violência doméstica É o que revela o Perfil Sociodemográfico das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e as Circunstâncias da Violência. O Estudo é fruto das informações colhidas nos casos atendidos pelos profissionais de Serviço Social e de Psicologia que atuam nas equipes multidisciplinares do 1º, 3º, 4º e 6º Juizados Especiais no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). No seio familiar, as violências psicológicas e morais costumam preceder as agressões físicas e patrimoniais.
Omar dá exemplo de Coari para defender BR-319 e exploração sustentável na Amazônia
Em reunião na Comissão de Infraestrutura do Senado sobre a proposta do governo federal para a exploração de petróleo na Foz do Rio Amazonas, o senador Omar Aziz citou a exploração de petróleo e gás no município amazonense de Coari como exemplo para defender a reconstrução da BR-319 e a extração mineral sem a depredação do meio ambiente. Segundo ele, a tecnologia e a gestão ambiental responsável permitem que a região e o País explorem riquezas existentes no subsolo amazônico. Omar defende a exploração sustentável como forma de melhorar a qualidade de vida dos amazônidas. Segundo ele, a necessidade de se preservar o meio ambiente não pode penalizar os povos da floresta.
Empresária Janaina Jamilla comunica saída do Manaus Solidária
Em postagem nas redes sociais, a empresária Janaina Jamilla comunicou que deixou a vice-presidência do Fundo Manaus Solidária (FMS), cargo para o qual havia sido nomeada pelo prefeito David Almeida há pouco mais de dois meses. No texto de despedida do cargo, ela alega a necessidade de tempo para cuidar dos negócios e da família. No curto período, ela destaca o lançamento de programas pelo FMS, como o Prefeitura Inclusiva e Horta Acessível.
FRASE DO DIA
SENADOR OMAR AZIZ
Nós temos crédito, não temos débito e o mundo deve à Amazônia”
(Durante reunião da Comissão de Infraestrutura do Senado, em debate sobre a exploração de petróleo na Foz do Rio Amazonas)
?
PERGUNTAR NÃO OFENDE
A ex-candidata a vice-prefeita de Manaus, a empresária Maria do Carmo está divulgando ação social da faculdade de propriedade dela, a Fametro, na zona Leste da cidade, com a oferta de serviços gratuitos. Ela já declarou publicamente que deseja se candidatar à governadora do Amazonas, em 2026. A ação não seria uma campanha eleitoral antecipada?