Ataques arquitetados nos porões da internet revelam que a política amazonense já está em 2026
Um observador mais atento ao movimento das redes sociais nos últimos 30 dias percebe a publicação orquestrada de conteúdo focado na tentativa de desgaste da imagem de políticos, com destaque mais recente para o prefeito de Manaus, David Almeida. Os ataques, incluindo à honra, são diretos ao gestor ou direcionados a integrantes da família dele. O modus operandi, em muitos casos criminoso, é simples e de fácil percepção. Produção de conteúdo para ser veiculado por páginas de redes sociais, sites e portais declaradamente adversários de David Almeida. Textos e manchetes, cards (postagens no Instagram e Facebook) e recortes de vídeos idênticos são publicados ao mesmo tempo. O volume é tamanho, e proposital, que inunda o feed e os stories das redes sociais acessadas pelos manauaras. Essa é uma estratégia comum em campanhas eleitorais, o que sinaliza que 2026, na política amazonense, já começou.
Vice-governador Tadeu de Souza fala com todos os públicos e se capitaliza
Comunicação direta com os manauaras, fala aos municípios do interior do Amazonas. Pelas redes sociais, o vice-governador do Estado, Tadeu de Souza, tem se apresentado e demonstrado perfil de vice atuante, com postura de estadista, que pensa o Estado, mas também de liderança sensível às questões que afligem o dia a dia da população. Foi assim recentemente quando tratou das famílias afetadas por enxurrada em Manaus e que estavam sendo assistidas pelo Estado e Prefeitura. Independente do cenário político de 2026, Tadeu de Souza vem se capitalizando para mover as próprias peças no tabuleiro político.
Comissão de Saúde da Assembleia se prepara para retomar fiscalizações
A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM) se prepara para reiniciar as fiscalizações na rede estadual de saúde. Entre outras questões, a comissão mira o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto e o Instituto da Mulher Dona Lindu, que recentemente passaram a ser geridos por uma Organização Social, compondo agora o Complexo Hospitalar Zona Sul. A Comissão é presidida pelo deputado Dr. Gomes, aliado do governador Wilson Lima, mas tem como um dos integrantes titulares, o deputado Wilker Barreto, oposicionista dos mais ferrenhos à gestão estadual.
Em menos de um mês, 2° Porto no AM é atingido por balsa
Menos de um mês após uma balsa colidir com o Porto de Borba, um novo acidente, desta vez no Porto de Humaitá. O fato aconteceu neste domingo (9/3). Apesar da gravidade do acidente, que afetou seriamente a estrutura portuária, não há relato de pessoas feridas. O deputado estadual Dan Càmara já havia alertado para o risco de novos acidentes nos demais portos do interior amazonense. Os casos chamam atenção das autoridades para a perícia dos comandantes das embarcações e sobre a sinalização desses locais.
Sul do Amazonas terá complexo penitenciário para 350 detentos
Entre o final deste mês e início de abril, o Estado iniciará o processo licitatório para a construção de um complexo penitenciário no município amazonense Humaitá. Segundo informações repassadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), o local terá lotação para 350 presidiários. Na avaliação do corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos, o complexo será importante para melhor organizar o sistema prisional no Sul do Estado.
Centro de Biotecnologia da Amazônia cria espaço de inovação para receber startups
O Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) abrigará startups de inovação com uso de insumos amazônicos. O processo de seleção está em fase final e até o momento seis empresas estão selecionadas. Entre os projetos que contarão com a infraestrutura do Centro estão: desenvolvimento de cosméticos, suplementos alimentares, absorventes menstruais, tecidos sustentáveis, goma vitamínica, entre outras soluções inovadoras. Para receber as startups, já a partir de abril, o Espaço CBA de Inovação está investindo aproximadamente R$ 2,4 milhões.
Estado agiliza burocracia e tempo de abertura de empresas cai para 8 horas
A Junta Comercial do Amazonas (Jucea) se manteve entre as mais ágeis do País, com média de 8 horas a duração do atendimento para a constituição de uma empresa. Quem atesta é o Ranking Mapa de Empresas, do Governo Federal. Em janeiro deste ano, o Governo do Estado registrou crescimento de 71% no número de abertura de empresas, na comparação com o mesmo período do ano passado – de 717 para 1.224 novas empresas.
CENÁRIO ECONÔMICO
PIB maior em 2024, mas em desaceleração. Emprego formal segue em alta
Por mais um trimestre, a indústria puxou o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, e com contribuição do polo industrial da Zona Franca de Manaus (ZFM), que registrou números históricos em 2024. Nota técnica da Confederação Nacional da Indústria (CNI) destaca o resultado do 4º trimestre de 2024, 0,2% maior que no 3º trimestre. Com a marca, a soma das riquezas produzidas pelo País foi 3,4% maior que em 2023, mas a CNI faz um alerta: a desaceleração desse movimento no final do ano passado. Outro dado positivo, e que continua em alta neste início de 2025, é a taxa de desemprego, que caiu a histórico 6,2%.
FRASE DO DIA
EX-PRESIDENTE JAIR BOLSONARO
As mulheres petistas são feias e incomíveis”.
(Em vídeo de reunião com apoiadores, em novo episódio de intolerância do ex-presidente, que foi amplamente rebatido nas redes sociais)