Omar Aziz, o granada do Congresso Nacional
Nos corredores do Congresso Nacional, o senador Omar Aziz é conhecido como “granada”. Interlocutores palacianos explicam que o apelido se deve à forma contundente com a qual o parlamentar amazonense articula e defende pautas em Brasília. Quando é preciso atuar em interesses partidários, da região ou mesmo do governo Lula, de quem Omar é aliado de primeira hora, é comum ouvir: “chama o granada e puxa o pino”.
Senador foi adversário número 1 de Bolsonaro
No governo passado, o senador amazonense foi um dos principais adversários de Bolsonaro. Omar presidiu a CPI da Pandemia e conduziu com mão de ferro os depoimentos, que explicitaram o descaso do governo anterior com a pandemia da Covid-19. Bolsonaro chegou a brecar investimento federal de R$ 1 bilhão em Manaus por causa dos entreveros com Omar.
Governador usa marketing do amor para melhorar popularidade
Solteiro há alguns meses, o governador Wilson Lima postou vídeo no fim de semana nas redes sociais afirmando que “está muito apaixonado” e na legenda do vídeo, ele escreveu: a fila vai andar. As páginas de fofoca apostaram em um novo romance, mas a jogada de marketing era para anunciar investimento em um novo sistema na área da Saúde, de agendamento de exames, consultas e cirurgias. Na verdade, a paixão, ou ideia fixa do governador é que a administração dele deslanche nessa segunda metade de mandato ao ponto de catapultá-lo ao Senado em 2026.
Na Direita, Alberto Neto se antecipa e diz que é o escolhido de Bolsonaro
Enquanto Wilson Lima tenta reduzir a rejeição em Manaus, melhorando áreas crônicas do Governo como Saúde e Segurança Pública, o deputado federal Capitão Alberto Neto cuidou de se antecipar e dizer que é o candidato de Bolsonaro ao Senado. A pressa se deve às tentativas do governador de ganhar a simpatia da Direita, estratégias que não é de hoje e que pouco surtiu efeito até aqui.
Wilker Barreto e Rodrigo Guedes: promessa de um desmascarar o outro
Desafio lançado. O deputado estadual Wilker Barreto chamou o vereador de Manaus Rodrigo Guedes para um debate ao vivo. Em disputa, quem não é oposição fake, ou seletiva, e quem tem o telhado de vidro maior. Com os brios mexidos, ambos dizem que um vai desmascarar o outro perante o eleitorado. Fato é que ambos também já foram governo e militaram nos dois lados do balcão.
Prefeitura prepara auditoria no transporte coletivo e pode municipalizar coleta do lixo
O prefeito David Almeida inicia o segundo mandato com o desafio de aumentar a capacidade de investimento da administração municipal. E para isso, o prefeito vai atacar dois dos maiores gastos da gestão: subsídio de metade do valor da tarifa de ônibus, que significou o desembolso de R$ 1,420 bilhão nos últimos quatro anos, e o gasto com a coleta e armazenamento do lixo doméstico. E as armas são revisão de valores no caso do transporte, com possibilidade de municipalização da coleta de lixo para reduzir a despesa.
Lula escorrega mais uma vez e é descortês com amazonenses
O presidente Lula tem demonstrado que não é mais o mesmo na oratória de improviso. Durante evento em Belém (PA) para anunciar investimentos federais para a realização da COP30, disse que a Copa (de 2014) no Norte, deveria ter sido realizada no Pará. Novo deslize que cria problemas políticos para quem precisa melhorar a popularidade.
FRASES DO DIA
PRESIDENTE LULA
O Estado do Norte que deveria receber a Copa era o Pará. Mas quem escolheu foi a Fifa, por razões óbvias que vocês conhecem”
(Em Belém do Pará, diante do governador Helder Barbalho, em evento sobre preparativos para a COP30)
DEPUTADA JOANA DARC
“Fico muito feliz com a criação desta pasta. Entrei na política pelos animais e, hoje, estamos fazendo história”
(Sobre a criação da Secretaria de Estado de Proteção e Bem-estar Animal)
2,6
milhões de reais é o valor do repasse da Prefeitura de Manaus às escolas de samba neste ano, volume 20% maior que no ano passado. Esta semana, o Estado deve anunciar o total a ser investido no Carnaval 2025.