Homenagem a ministro com histórico de atuação em casos envolvendo políticos do Amazonas
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), Roberto Cidade, apresentou pedido de homenagem, com a maior honraria do parlamento, a medalha Ruy Araújo ao ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Antonio Carlos Ferreira. Paulista, ele não tem histórico de relação com o Amazonas, mas na carreira como magistrado, registra despachos relacionados a políticos amazonenses.
Casos Fausto Júnior e Wilson Lima
Foi o ministro Antonio Ferreira quem determinou a transferência de investigação contra o deputado Fausto Júnior, do STJ para o Supremo Tribunal Federal (STF) no período da pandemia da Covid-19, um desdobramento de uma investigação solicitada pelo senador Omar Aziz, então presidente da CPI da Covid no Congresso Nacional. O ministro também foi um dos que votaram pela recente recusa do STJ de nova ação contra o governador Wilson Lima, sobre o transporte de respiradores feito pelo Estado durante a pandemia.
STF afasta presidente da Assembleia da Bahia no 3° mandato seguido e pressiona Cidade
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, determinou o afastamento imediato do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Adolfo Menezes (PSD) por ele estar no terceiro mandato seguido no comando da Casa legislativa, conforme decisão publicada nesta segunda-feira (10/2). No Amazonas, o presidente da ALE-AM Roberto Cidade também tem o atual terceiro mandato consecutivo questionado pelo ministro Cristiano Zanin. A defesa diz que a primeira eleição de Cidade para o cargo foi em 2020, antes do marco temporal com a proibição definido pelo STF, em janeiro de 2021.
Prefeito de Manaus diz que Estado deve investimentos à capital amazonense
Na leitura da Mensagem Governamental, ato que inaugura os trabalhos legislativos, o prefeito David Almeida aproveitou para cobrar mais investimentos do governador Wilson Lima em Manaus. Assim como defendeu na campanha eleitoral, o prefeito diz que se o Estado arrecada 80% dos impostos na cidade, ele deve fazer mais pelos manauaras. Na campanha, onde os dois políticos estiveram em lados opostos, o prefeito chegou a dizer que o programa de asfalto lançado pelo governador era eleitoreiro.
Passe Livre Estudantil renovado com o Governo do Amazonas por mais dois meses
No discurso na Câmara, o prefeito de Manaus fez balanço de conquistas registradas no primeiro mandato, como a implantação do Passe Livre Estudantil, uma reivindicação dos estudantes desde os anos 80. Na oportunidade, o prefeito disse que o Estado sinalizou para a renovação do convênio que garante recursos para manter a gratuidade aos estudantes das redes públicas municipal e estadual, mas por dois meses. Não foi explicado se após esse prazo, o benefício será custeado 100% pela Prefeitura.
Já tem prefeito ensaiando pedido de voto para Wilson Lima ao Senado
A possibilidade do governador Wilson Lima cumprir o mandato até o final, dezembro de 2026, está cada vez mais distante. Os indícios são muitos, a começar pela reorganização da administração estadual, que ganhará três novas secretarias; a acomodação de aliados políticos; além de convite a lideranças da direita ligadas ao Bolsonarismo. O projeto agora tem sido pavimentar o caminho ao Senado. Em recente encontro promovido pelo deputado Átila Lins, onde o governador marcou presença, teve até prefeito ensaiando pedido de voto para Wilson em 2026.
Tadeu assiste de camarote; Omar tenta anular potenciais adversários
Quem assiste de camarote a disputa pelo Governo do Amazonas é o atual vice-governador, Tadeu de Souza. Caso Wilson Lima se descompatibilize do cargo, Tadeu é o único certo para a cadeira, ao menos por alguns bons meses, com a possibilidade legal de ser candidato à reeleição. No encalço da disputa está o senador Omar Aziz, que tem como estratégia chegar à eleição sem candidato que o ameace. Do principal cabo eleitoral em Manaus que qualquer candidato pode ter, o prefeito David Almeida, Omar tem o compromisso de apoio.
NA PRESSÃO
O ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino deu prazo de dez dias para a Polícia Federal apresentar cronograma de ações de combate a crimes ambientais ao longo deste ano, na Amazônia e Pantanal. Quer saber ainda se a instituição dispõe de recursos para a realização das operações. Em março, o ministro reunirá representantes dos governos dos Estados da Amazônia para cobrar medidas com a mesma finalidade.
FRASES DO DIA
PREFEITO DAVID ALMEIDA
Eu ando só na cidade de Manaus e não sou importunado por ninguém, minha rejeição é quase zero. O trabalho é a nossa força… e isso refletiu na eleição”
VICE-GOVERNARDOR TADEU DE SOUZA
“Não seria desproporcional, e nem raro, se eu me tornasse candidato (ao governo do Amazonas)”