Nome de Tadeu circula na direita do Amazonas como opção para 2026
O vereador de Manaus Coronel Rosses, um dos mais votados na última eleição, colocou lenha na fogueira das Eleições majoritárias do próximo ano. Em entrevista à Rede Onda Digital, disse que o vice-governador Tadeu de Souza é um nome que a direita pode apoiar para o governo do Amazonas. “O nome dele circula… soa bem na direita. O Tadeu tem história, ele não veio de paraquedas… O jogo (Eleições 2026) está totalmente aberto”. Recentemente, o ex-presidente Bolsonaro declarou que o PL terá nome para o cargo em todas as capitais e será ele quem escolherá os candidatos a serem apoiados.
Xadrez político passa por acordos com caciques
A posição de Tadeu de Souza no xadrez político de 2026 depende de acordos firmados pelo presidente estadual do partido que ele faz parte, o Avante, comandado pelo prefeito David Almeida com os senadores Omar Aziz e Eduardo Braga. Ambos ex-governadores do Estado, Omar e Braga se tornaram os maiores aliados de David no primeiro mandato dele à frente da prefeitura de Manaus, com a destinação de vultosas emendas parlamentares. E o acerto até aqui é claro: Omar candidato ao Governo e Braga à reeleição ao Senado. De qualquer modo, Tadeu, que é aliado de primeira hora do prefeito, se movimenta nas redes sociais, onde busca ser mais conhecido pela população. Até aqui, ele demonstra boa desenvoltura no meio digital.
Maria do Carmo sem rodeios
A empresária Maria do Carmo não esperou nem o Carnaval passar e já se lançou pré-candidata ao Governo do Amazonas em 2026. Ao menos como candidata dela mesma, isso porque falta combinar com os dirigentes do Novo, partido ao qual está filiada. “Quem me conhece, sabe desse meu desejo. Aliás, essa foi a minha primeira conversa com o presidente do Novo, lá trás, quando eu nem entendia de política. Quando me apresentei a ele eu disse: quero ser governadora. Estamos na guerra? Vamos nos armar para enfrentar a batalha”, disse ela em entrevista à Rede Onda Digital.
Operação padrão da RF já afeta produção da ZFM
Linhas de produção de condicionadores de ar da Zona Franca de Manaus (ZFM) começam a ser paralisadas devido à operação padrão dos auditores da Receita Federal (RF), movimento grevista que tem retardado o desembaraço nas alfândegas dos insumos importados. Segundo o presidente executivo da Eletros, entidade que representa o segmento, José Jorge do Nascimento Junior, caso o problema persista, o consumidor final será afetado, com a falta do produto nas prateleiras. Lideranças empresariais estiveram em Brasília para sensibilizar o governo federal para a situação emergencial e que atinge toda a indústria local.
Wilson Lima testa força para 2026 em reunião com prefeitos
Prefeitos e representantes de praticamente todos os municípios do Amazonas estiveram em reunião com o governador Wilson Lima no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus. Na pauta, uma proposta de repactuação da política de saúde do Estado com os municípios, com o Programa Saúde Amazonas Interior. Para o governador, o encontro também serviu para medir seu poder de influência, em ano que o político reorganiza a gestão visando as Eleições 2026.
Oposição midiática renovada na Câmara de Vereadores
A Câmara Municipal de Manaus retoma o ano legislativo na próxima semana e o prefeito David Almeida deverá ter uma oposição midiática como nunca se viu. Tudo impulsionado pelo vereador Salazar, o mais votado do pleito e que construiu a base política como policial militar. A postura de Salazar, de falar para as redes sociais, despertou o também midiático, mas que estava adormecido, o colega de farda de Salazar, Capitão Carpê. Ao seu favor, o prefeito terá de volta o que havia perdido nos últimos dois anos: maioria absoluta no parlamento municipal.
PALAVRAS AO VENTO
Para a BR-319, o governo Lula 3 tem sido igual aos demais antecessores nos últimos 40 anos: apenas promessa de recuperação da rodovia, mas nada de efetivo para tirar o Amazonas do isolamento terrestre do restante do País. O ex-vice-presidente da República, o general do Exército Hamilton Mourão chegou a dizer publicamente, em Manaus, que “comeria a boina” se a rodovia não fosse asfaltada. Não se tem notícia dele ter experimentado a iguaria. Apenas palavras ao vento.
ALCOVA
Notícias quase que cifradas sobre recente pesquisa de intenção de voto realizada no Estado deixou lideranças políticas ouriçadas. Quem noticiou não revelou o instituto que realizou a pesquisa muito menos os parâmetros do estudo, mas apontou quem saiu bem na foto, ou melhor, no retrato do momento político: senador Omar Aziz para o governo, o governador Wilson Lima para o Senado e o prefeito de Manaus, David Almeida, que seria o único adversário a evitar a vitória de Omar no primeiro turno