Wilson Lima investe para reduzir dívidas com servidores
Com pouco mais de um ano para melhorar a popularidade, o governador Wilson Lima anuncia medidas que visam reduzir passivos do Estado com importantes categorias. Nesta semana, anunciou o início do pagamento de promoções e progressões a 5 mil profissionais da Saúde, referente a 2014 e 2015, uma dívida da administração com a categoria antes mesmo de Wilson assumir o primeiro mandato, Na Educação, o governador prepara a mesma medida. A outra grande pedra no sapato são os benefícios atrasados das forças de segurança, que precisam ser equacionados para não contaminarem os planos políticos do governador em 2026.
Prefeitura de Manaus amplia tropa de guardas municipais armados nas ruas
Mais 50 guardas municipais estão na rua armados. Os portes e o armamento foram entregues pelo prefeito de Manaus, David Almeida, nesta quinta-fera (27/2). Já são mais de 200 agentes nas ruas auxiliando na segurança pública, em especial nos espaços de gerenciamento do Executivo municipal, como os terminais de integração do transporte coletivo. Segundo David Almeida, o efetivo da Guarda Municipal chegará a 350 agentes este ano e a 1.000 no final desse segundo mandato, em 2028.
Câmara de Vereadores sem sessões plenárias na semana do Carnaval
Os vereadores de Manaus retornam às atividades em plenário, como votação de projetos de lei e audiências públicas, após a semana de Carnaval, no dia 10 de março. Nesse período, a direção da Casa legislativa afirma que as atividades administrativas do parlamento municipal continuam. Entre as máximas da política, uma profetiza que no Brasil “o ano só começa após o Carnaval”. Não chega a ser um exagero.
Clima tenso no grupo de Cidade com posição contrária da PGR
O clima no grupo do deputado Roberto Cidade é de tensão. O parecer contrário da Procuradoria Geral da República (PGR), sobre o terceiro mandato seguido do parlamentar à frente da Assembleia Legislativa, também acendeu a luz de alerta na mesa diretora. Composta por grupos com interesses próprios, a possibilidade de saída de Cidade do posto de presidente do parlamento estadual também animou potenciais candidatos ao posto. De certo é que mesmo perdendo o cargo de presidente da Assembleia, Cidade deve fazer o sucessor. O caso será decidido nos próximos dias pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin.
Eduardo Bolsonaro anuncia conferência da Direita em Manaus
Manaus sediará, em agosto, a Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC), considerada o maior encontro do conservadorismo da América Latina. A expectativa é que Donald Trump e o presidente da Argentina, Javier Milei, marquem presença. O anúncio foi feito pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro, que busca apoio de parlamentares Republicanos dos Estados Unidos à oposição ao governo Lula. A CPAC na capital amazonense, afirma, será um contraponto à COP30, marcada para novembro, em Belém (PA). Segundo ele, dá para explorar a Amazônia sem radicalismo (ambiental). No governo do pai, Jair Bolsonaro, os órgãos de fiscalização foram sucateados e os índices de crimes ambientais na região foram recordes.
Desembargador afastado pelo CNJ é enredo de escola de samba
O desembargador Elci Simões, afastado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por atuação em processo suspeito de fraude, é tema de enredo de escola de samba de Manaus. “A Império do Havaí, do Grupo de Acesso, conta “A saga dos irmãos Yedo e Elci Simões” desde a origem da família, em Portugal e no Nordeste brasileiro. O samba enredo que vai ao desfile no Sambódromo de Manaus fala de igualdade social, Justiça e enaltece a carreira jurídica dos irmãos, desembargadores do Tribunal de Justiça do Amazonas.
FRASE DO DIA
MINISTRO DO STF ALEXANDRE DE MORAES
Deixamos de ser colônia em 1822”
(Em resposta ao governo do presidente norte-americano, Donald Trump, que questiona decisões do STF contra Big Techs das redes sociais)
60
mil imóveis estão isentos do pagamento do ITPU em Manaus este ano. O universo é 70% maior que os 30 mil beneficiados em 2024.