David Almeida: “Aqueles que estão plantando discórdia vão quebrar a cara”
Em evento público realizado ao lado do senador Omar Aziz, o prefeito de Manaus, David Almeida, foi enfático: “aqueles que estão plantando discórdia vão quebrar a cara. Eu, Eduardo e Omar estaremos juntos ano que vem”. A fala rebate as especulações de que o prefeito pode quebrar o acordo com Omar, de apoiá-lo na candidatura dele ao Governo do Amazonas nas Eleições 2026. Omar também não perdeu a oportunidade e mandou recado: “já vivi tudo nessa vida, já estive em cima, embaixo, já fui deputado, secretário, vice-governador, governador, senador… ninguém vai me ensinar a entender e a fazer política”.
Vereador Jander Lobato, o prefeito de Manaus no feriado de Carnaval
Neste feriado de Carnaval, nem prefeito, vice-prefeito ou o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM) estarão na cidade. Na linha sucessória, a capital amazonense terá como prefeito em exercício o primeiro vice-presidente da CMM, vereador Jander Lobato. David Almeida e Renato Júnior estarão em retiro espiritual e o presidente da CMM, David Reis, também estará em viagem.
PGR tem novo entendimento e diz que reeleição de Cidade é inconstitucional
Diferente do que havia manifestado em caso semelhante ocorrido no Estado de Alagoas, a Procuradoria Geral da República (PGR) se manifestou pela inconstitucionalidade da segunda reeleição do deputado Roberto Cidade no comando da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM). O Partido Novo, que ingressou com a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), já recuou no questionamento em resposta ao ministro relator do caso, Cristiano Zanin. No despacho, o PGR Paulo Gonet destacou, entre outros pontos, a decisão da ALE-AM de antecipar a segunda reeleição, em 2023. A ALE se defende dizendo que a primeira reeleição foi em 2020, antes do Supremo Tribunal Federal (STF) definir, em janeiro de 2021, limite de uma reeleição às mesas diretoras.
Governistas fazem acenos ao deputado Capitão Alberto Neto
Deputados da base governista na Assembleia Legislativa do Estado têm se aproximado do deputado federal Capitão Alberto Neto. Esse movimento se intensificou com a manifestação pública de Alberto Neto, de que ele é o candidato do ex-presidente Bolsonaro a senador pelo Amazonas em 2026, informação confirmada pelo próprio Bolsonaro em entrevista nesta semana. Os acenos dos deputados estaduais, entretanto, sinalizam aos analistas palacianos de que Alberto Neto também pode se escalar para uma composição que o coloque em chapa ao Governo do Estado.
Defensoria capacitará conselheiros tutelares para atuação conjunta
A Escola Superior da Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) capacitará conselheiros tutelares de Manaus. Em reunião, a Defensoria ouviu as demandas dos conselheiros para que atuem em parceria na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Aos defensores, os conselheiros tutelares das cinco zonas geográficas da cidade revelaram a necessidade de conhecimentos técnicos e de compreensão da atuação da Defensoria e de aspectos jurídicos.
Agência cobra da Águas de Manaus reparos de qualidade nas ruas da capital
A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) intensificou a fiscalização do serviço de recomposição asfáltica realizado pela concessionária Águas de Manaus, que está ampliando a rede de coleta de esgoto na cidade. A Agência quer um serviço de qualidade, para que o sistema viário não perca o novo recapeamento realizado pela Prefeitura de Manaus nos últimos dois anos. O Diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade, destaca que a implantação das redes de esgotamento sanitário é importante, mas que é obrigação da concessionária realizar um serviço de qualidade.
672
milhões de reais foram aprovados pelo Conselho de Administração da Suframa, a autarquia que gerencia a política de incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM). Os novos investimentos projetam gerar 638 novos empregos e R$ 2,8 bilhões em faturamento.
PERGUNTAR NÃO OFENDE
?
A maior presença nas redes sociais, frases motivacionais, incluindo postagens patrocinadas indicam que o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Marcellus Campêlo, ensaia candidatura nas Eleições 2026?