Marcelo Ramos coloca as cartas na mesa sobre 2026
Aliado de primeira hora do presidente Lula, o ex-deputado federal Marcelo Ramos declarou em que condições pode disputar as Eleições de 2026: como candidato na chapa majoritária do Partido dos Trabalhadores (PT), e em dois cenários bem definidos, conforme ele revelou ao podcast Arena Política. Marcelo Ramos explica que se o PT apoiar o senador Omar Aziz para o governo do Estado e o senador Eduardo Braga à reeleição ao Senado, ele pode ser vice na chapa de Omar ou como candidato à segunda vaga de senador.
CNJ suspende três magistrados do AM: suspeita de fraude multimilionária e por ativismo político
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) afastou três magistrados do Amazonas. Em um dos casos, o mais rumoroso, quem agiu foi o próprio corregedor nacional, o ministro amazonense Mauro Campbell, que suspendeu das funções o desembargador Elci Simões e o juíz da comarca de Presidente Figueiredo, Jean Pimentel. Ambos atuaram em processo suspeito de fraude, em ação indenizatória de R$ 150 milhões contra a Eletrobras. Em recurso, a companhia de energia conseguiu reverter a decisão no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Os gabinetes dos dois magistrados foram lacrados pela Polícia Federal.
Juíza é afastada por declarar apoio público a Lula nas eleições de 2022
Com voto da maioria dos conselheiros, o CNJ suspendeu por 60 dias a juíza do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) Rosália Guimarães Sarmento. O Conselho reprovou a manifestação pública da magistrada, que declarou apoio ao presidente Lula nas eleições presidenciais passadas. No entendimento do órgão fiscalizador, Rosália infringiu vedação prevista na Constituição Federal e na Lei Orgânica da Magistratura Nacional.
Ex-assessor de desembargador foi preso e diz temer pela vida
Ricardo de Almeida Campelo, ex-assessor do desembargador Elci Simões, foi preso e até o momento, sem relação direta com a medida adotada pelo CNJ contra o desembargador. O ex-assessor é suspeito de furtar R$ 50 mil, que seriam do filho do desembargador Elci Simões. Em vídeo que circula nas redes sociais, Ricardo Campelo diz temer pela vida “e que se algo acontecer com ele, a grande responsabilidade é deles”. Ele pede proteção judicial.
STF define que guardas municipais podem fazer policiamento ostensivo e prisões em flagrante
O Supremo Tribunal Federal (STF). decidiu que os Municípios podem aprovar leis para que as guardas municipais atuem como força de segurança ostensiva, inclusive com prisões em flagrante. Segundo os ministros, os guardas municipais não têm o poder de investigar, mas podem agir diante de crimes contra pessoas, bens e serviços, com atuação fiscalizada pelo Ministério Público. O papel das guardas gerou debates acalorados nas eleições passadas em Manaus.
Partido Novo recua e diz que atual reeleição de Cidade é legal
O Partido Novo, que vinha questionando as reeleições do deputado Roberto Cidade à frente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), mudou de ideia. Em manifestação na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7.713, que a própria legenda moveu no Supremo Tribunal Federal, entende que a atual reeleição, a 2ª seguida de Cidade, está regular, já que a 1ª, em 2020, não teria ferido o marco temporal do STF, definindo a duas o limite das reeleições seguidas: a partir de janeiro de 2021.
Com PGR também favorável, aumenta chance de Cidade seguir presidente
Com a manifestação favorável do Partido Novo, ganham foça a possibilidade de Roberto Cidade se manter presidente da ALE-AM para o biênio 2025/2026. Isso porque a Procuradoria-Geral da República também se manifestou da mesma forma em ADI semelhante, que questiona reeleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa de Alagoas. A decisão está nas mãos do ministro do STF Cristiano Zanin.
1ª reunião do ano da Suframa para analisar investimentos será virtual
A primeira reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS) em 2025 será por videoconferência. Em pauta estará a análise de incentivos fiscais para a implantação de projetos industriais. Será no próximo dia 26, dois dias antes da autarquia, que gerencia a política de incentivos fiscais da ZFM, completar 58 anos de criação. A reunião não deverá ser presidida pelo ministro do Desenvolvimento e vice-presidente, Geraldo Alckmin, como nas edições anteriores.
Direita no AM reavalia manifestação Anistia Já e Fora Lula 2026
Temendo que as manifestações Anistia Já, aos autores dos atentados do 8 de janeiro de 2023, e Fora Lula 2026, afrontem o Supremo Tribunal Federal, a Direita está reavaliando realizar a manifestação no País, que em Manaus está marcada para 16 de março. Até este fim de semana, os protestos estavam confirmados, mas o próprio ex-presidente Bolsonaro teria pedido para que as manifestações se restringissem ao Rio de Janeiro. Na semana passada, a Procuradoria Geral da República (PGR) apresentou denúncia contra Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado, que culminou com o 8 de janeiro. Um maior tensionamento com o STF pode resultar na prisão do ex-presidente.
FRASE DO DIA
PRESIDENTE LULA
De vez e quando a gente erra na escolha de ministros”
(Em discurso no qual elogiou o ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, e que não está com o cargo ameaçado na reforma ministerial para ampliar a atuação do Centrão)