PGR denuncia Bolsonaro em tentativa de golpe de Estado que incluía o assassinato de Lula
O maior dos pesadelos de Bolsonaro chegou. Na noite desta terça-feira (18/2), o ex-presidente foi denunciado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, ao Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado, juntamente com outras 33 pessoas, incluindo alto escalão do governo e das Forças Armadas na gestão bolsonarista. No documento, o procurador demonstra que a trama golpista se desenrolou durante todo o governo Bolsonaro, com sistemáticos ataques ao sistema eleitoral, culminando com os ataques de 8 de janeiro de 2023 e que incluía o assassinato do presidente Lula, do vice Geraldo Alckmin e do ministro do STF Alexandre de Moraes.
Horas antes da denúncia ao STF, pesquisa animou bolsonarismo
À tarde, horas antes da denúncia contra Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa, o bolsonarismo comemorava o resultado da pesquisa realizada pelo Instituto Paraná. Pelo estudo, se as eleições fossem hoje, Bolsonaro derrotaria Lula no segundo turno: 45,1% contra 40,5% do petista. No cenário sem Bolsonaro, inelegível, Michelle é a melhor opção da Direita. Ela empata tecnicamente com Lula: 42,9% a 40,5% para a ex-primeira-dama.
Lideranças locais em alerta para impactos da denúncia em 2026
As últimas eleições revelaram Manaus uma cidade bolsonarista como poucas no País. Na última disputa para prefeito, o candidato de Bolsonaro, Capitão Alberto Neto, foi ao segundo turno quando muitos acreditavam que a força bolsonarista não era mais a mesma. Alberto Neto inclusive já se manifestou como o escolhido do ex-presidente para o Senado pelo Amazonas, mas os próximos meses prometem ser de desgaste diário a Bolsonaro com eventual julgamento da denúncia no STF. A linha de frente bolsonarista no Estado está em silêncio.
NA PLANÍCIE
Pesquisa revela população descrente com vereadores de Manaus
A maioria da população de Manaus diz não se sentir representada pelos vereadores da capital amazonense, que não recorreria aos parlamentares para a defesa de direitos e que sequer sabe quem é o presidente da Casa legislativa. As afirmações nada animadoras à classe política constam de pesquisa realizada pelo Instituto Perspectiva, realizada entre os dias 12 e 17 deste mês de fevereiro, com 1.107 eleitores, residentes nos 62 bairros de Manaus.
Braga diz que “teimosia de uma pessoa” impede asfaltamento da BR-319
O senador Eduardo Braga declarou à TV A Crítica que não é mais possível que o licenciamento ambiental para reconstrução da BR-319 continue sendo adiado “pela teimosia de uma pessoa” e que a rodovia é vital para a integração e o desenvolvimento dos Estados do Amazonas, Roraima e Rondônia. Apesar de não citar nomes, a maior crítica do asfaltamento da estrada é a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Segundo ela, a reconstrução da BR-319 a tornará vetor de desmatamento. As lideranças regionais defendem o uso de tecnologia e do Exército no combate aos crimes ambientais.
Indústria eletroeletrônica da ZFM integra Fórum de sustentabilidade
A Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), comandada pelo amazonense Jorge Junior e que tem na Zona Franca de Manaus a maioria dos associados, passa a integrar o Fórum de Economia Circular, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic). O objetivo é incentivar o uso eficiente de recursos naturais e das práticas de sustentabilidade nas cadeias produtivas, uma política integrante da recém-lançada Estratégia Nacional de Economia Circular. A Enec entrou em consulta pública no último dia 18.
Doutor Thomas vai à indústria da ZFM buscar apoio para trabalho com idosos
A Fundação Doutor Thomas está indo à indústria buscar apoio e parcerias. Em reunião com o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, o diretor-presidente da instituição, Eduardo Lucas, divulgou as ações que atendem idosos em Manaus e que doações podem ser feitas pela indústria aos fundos municipais de Direitos do Idoso (FMDI) e dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA). Eduardo Lucas foi convidado a apresentar o trabalho da Fundação no 2º Fórum ESG, promovido pela Suframa e Centro da Indústria (Cieam), em março.
Transporte Executivo deve comprovar qualidade na oferta do serviço
Os permissionários do transporte Executivo têm até sexta-feira, dia 21, para apresentar documentação e comprovar condições dos micro-ônibus que atuam como transporte coletivo complementar na Zona Leste de Manaus. A Prefeitura planeja a renovação total do serviço, que é constantemente questionado pela população da zona mais populosa da capital amazonense.
AGENDA AMAZÔNIA
SUSTENTABILIDADE NO SUL DO AM
O Governo Federal abriu edital para projetos sustentáveis na Floresta Nacional (Flona) do Jatuarana, no município amazonense de Apuí, no Sul do Amazonas, onde há grande pressão da fronteira agrícola e agropecuária. Os interessados podem apresentar projetos para manejo de madeira e silvicultura de espécies nativas. A concessão não dá direito à terra e à biodiversidade, aos recursos hídricos, subsolo ou à caça e pesca.
FRASE DO DIA
PRESIDENTE DA ALE-AM ROBERTO CIDADE
Não vamos trabalhar menos… Estamos readequando o regimento… Mas aí vem políticos que gostam de biscoitar nas redes sociais…”
(Sobre a realização das três sessões plenárias semanais em dois e não mais em três dias, com indireta ao vereador de Manaus Rodrigo Guedes, que criticou a mudança)