Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: PF e Receita Federal desarticulam grupo criminoso que fraudava financiamento de carros de luxo
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Amazonas > PF e Receita Federal desarticulam grupo criminoso que fraudava financiamento de carros de luxo
Amazonas

PF e Receita Federal desarticulam grupo criminoso que fraudava financiamento de carros de luxo

publishnow 6 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

A Polícia Federal e a Receita Federal do Amazonas deflagraram nesta quinta-feira (16/1) a Operação Creditum, que investiga grupo criminoso que atua na fraude em financiamento de veículos de luxo, sonegação fiscal, falsificação ideológica e lavagem de capitais, com atuação principalmente em Manaus (AM).

Duas concessionárias estão no centro das investigações: uma multimarcas, a Automix, e a revendedora Audi na capital amazonense.

As operações fraudulentas realizadas pelo grupo movimentaram ilegalmente a quantia estimada de R$15 milhões de reais. Foram mobilizados 15 auditores-fiscais e analistas-tributários da Receita Federal e 60 policiais federais para o cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão nas cidades de Manaus, Manacapuru (AM) e Rio de Janeiro. As ordens judiciais também abrangem o sequestro e a indisponibilidade de bens móveis e imóveis dos investigados.

Sobre a investigação

A investigação apontou que os alvos da operação obtinham, mediante fraude, diversos financiamentos de veículos de luxo, com descontos angariados por meio de benefício fiscal, com o intuito de revender os veículos financiados para terceiros sem o conhecimento da instituição bancária.

Os financiamentos eram obtidos por meio de empresas, tanto em nome dos investigados quanto em nome de “laranjas”. Para tanto, os investigados falsificavam documentos e contavam com a participação de funcionários/gerentes/diretores de instituição financeira e de concessionárias de veículos.

O nome da operação, “creditum”, vem do latim e significa “coisa confiada”. O grupo criminoso repassava veículos de luxo, obtidos mediante fraude, para terceiros compradores sem realizar a transferência de propriedade, ou seja, as relações eram baseadas na confiança.

Os envolvidos poderão ser responsabilizados pelos crimes de obtenção de financiamento mediante fraude, sonegação fiscal, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, entre outros.

De Agência Gov

Assuntos Capa, Capa 2

Leia Também

Marina Silva e Renan Filho selam acordo para pavimentar BR-319

Por publishnow 2 dias atrás

Eneva no Amazonas: companhia lança Relato Integrado com resultados positivos no desenvolvimento econômico e social no estado

Por publishnow 3 semanas atrás

Ida de Tadeu de Souza para o União Brasil é considerada fora de cogitação

Por publishnow 3 semanas atrás

Rodrigo Guedes trava reajuste da educação e pode causar prejuízo à categoria

Por publishnow 1 mês atrás

Eneva abre novas oportunidades de emprego no Amazonas

Por publishnow 1 mês atrás

PF desarticula organização criminosa responsável por movimentar R$ 362 mi no Amazonas

Por publishnow 2 meses atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?