O abraço de David e Renato: renovação da aliança para além de Manaus em 2026?
Uma imagem chamou atenção da política na virada do ano. O abraço do prefeito de Manaus, David Almeida, ao vice Renato Junior, dado no principal palco público de comemoração da chegada de 2026: a praia da Ponta Negra com a tradicional queima de fogos ao fundo. Mais do que o gesto, comum entre amigos e parceiros, a intensidade registrada que emite sinais. Aos olhares mais atentos, é como se a dupla se preparasse para um novo desafio neste novo ano: de eleições gerais, quando a população amazonense escolherá um novo governante. Até este momento da pré-campanha David não disse que será candidato a governador e nem tão pouco descartou a possibilidade. Caso deixe o comando da Prefeitura para disputar o cargo, decisão que tem como prazo derradeiro 4 de abril, Renato terá importante papel no processo eleitoral. Apoiar o aliado no principal colégio eleitoral do Estado. Nas eleições majoritárias realizadas desde 2002, Manaus respondeu por 60% dos votos válidos.
REGISTRO – Nas redes sociais, Renato destacou o momento de cumplicidade. Agradeceu a parceria e as oportunidades políticas dadas a ele por David, a liderança de um novo grupo que pode estar se preparando para projeto ainda mais ousado neste 2026 que se inicia.
Calendário começa com janela partidária e desincompatibilização
O calendário eleitoral começa agora em março, com a janela partidária. Com um prazo de 30 dias, deputados federais e estaduais poderão trocar de partido sem o risco de perderem o mandato por infidelidade às atuais legendas. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda deve confirmar, mas é provável que o período ocorra entre o início de março e o de abril. Já Presidente da República, governadores e prefeitos que desejam concorrer nas eleições de outubro devem deixar os cargos até 4 de abril. É a chamada desincompatibilização, que busca evitar o abuso do poder político e econômico por quem já está no exercício do cargo eletivo. Já a partir de 4 julho ficam vedadas determinadas condutas aos agentes públicos, para que não beneficiem candidatos com o uso da máquina pública.
CANDIDATOS E ELEIÇÕES – De 20 de julho a 15 de agosto, os candidatos devem apresentar os pedidos de registro de candidatura à Justiça eleitoral. No dia seguinte, 16 de agosto, tem início a campanha eleitoral. E nos dias 4 e 25 de outubro, primeiro e último domingo do mês, são as datas das eleições em primeiro e segundo turnos.
Adail pai e filho terminam 2025 citados pela PF no caso da mala de dinheiro
A família Pinheiro de Coari encerrou 2025 envolvida em um escândalo, Inquérito da Polícia Federal (PF) faz relação do deputado federal Adail Filho e do pai, o prefeito Adail Pinheiro, ao trio preso em maio no Aeroporto Internacional de Brasília com R$ 1,2 milhão em espécie em uma mala. Segundo as investigações da Polícia Federal, as suspeitas são de que os recursos sejam públicos. Como o deputado federal tem foro privilegiado, o caso foi remetido pela Justiça do Distrito Federal para o Supremo Tribunal (STF). No inquérito, as investigações apontaram apoio do gabinete de Adail Filho na Câmara dos Deputados para o deslocamento em Brasília a um dos flagrados com a mala de dinheiro.
RESPOSTA – A defesa do parlamentar alegou nos autos que atendeu a um pedido feito por um vereador do município amazonense de Presidente Figueiredo, que apoios como esse são comuns às bases eleitorais. Com relação ao dinheiro apreendido e sem comprovação de origem, a defesa negou qualquer envolvimento.
Governador Wilson Lima anuncia novas medidas com a redução do IPVA
O governador do Amazonas, Wilson Lima, apresenta neste primeiro dia útil de 2026 medidas que entram em vigor com a redução do valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) pela metade. Além disso, Wilson Lima anunciará a abertura de novo prazo para que candidatos a motorista se beneficiem com a CNH Social. A novidade é que o Programa passa a integrar novos grupos prioritários.
BENEFÍCIO – O governador destaca que a redução de 50% nas alíquotas do IPVA alcançará mais de 400 mil contribuintes. A diminuição no imposto foi anunciada em setembro passado e passa a valer a partir deste mês de janeiro, colocando o Amazonas como o Estado com o IPVA médio mais barato do País.
ZONA FRANCA
Vice-presidente Alckmin destrava gargalo do polo de condicionadores
No apagar das luzes de 2025, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) comandado pelo vice-presidente Geral Alckmin, ajustou o Processo Produtivo Básico (PPB) dos fabricantes de condicionadores de ar da Zona Franca de Manaus (ZFM). O objetivo é evitar que a produção do segmento não trave em 2026. Ao longo de 2025, entidades de classe reclamaram da exigência da nacionalização do compressor de ar sem que o único fabricante do componente no País conseguisse atender a demanda instalada no polo industrial da capital amazonense. No mundo, o segmento na ZFM é o segundo maior, atrás apenas do instalado na China.
DEMANDA – O presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos, a Eletros, Jorge do Nascimento Júnior, comemorou a Portaria Interministerial MDIC/MCTI nº 156, publicada em 30 de dezembro. “A norma ajusta cronogramas e metas, trazendo maior previsibilidade e segurança industrial, ao mesmo tempo em que reconhece gargalos estruturais da cadeia produtiva”.
Onda de calor no maior mercado consumidor amplia produção na ZFM
A onda de calor que atinge o Sudeste brasileiro, região de maior mercado consumidor do País, está fazendo com que as vendas de ventiladores e condicionadores de ar aumentem em mais de 1.000% em algumas das principais redes varejistas, revela reportagem do jornal O Estado de São Paulo. No terceiro trimestre, a venda de aparelhos de ar condicionado havia crescido 6%, indicador que ultrapassou todas as expectativas no fim de ano. O equipamento está presente em menos de 20% dos lares brasileiros, o que evidencia o grande potencial do produto, com produção nacional concentrada no polo industrial da Zona Franca de Manaus (ZFM).
TRAMA GOLPISTA
Moraes nega domiciliar e Bolsonaro sai do hospital para carceragem da PF
O ex-presidente Jair Bolsonaro retornou para a carceragem da Polícia Federal tão logo teve alta hospitalar. Bolsonaro havia se internado na véspera do Natal para a realização de cirurgia de hérnias e de procedimento para conter crises de soluço. A defesa de Bolsonaro tinha a expectativa de que o ex-presidente tivesse a conversão da prisão de regime fechado para domiciliar, mas o pedido foi negado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
DISCURSO – A família aproveitou a decisão pela manutenção da prisão na PF para reforçar o discurso de que Bolsonaro sofre perseguição política. O ex-presidente cumpre pena por te liderado tentativa de golpe de Estado, que culminou com os atentados à sede dos Três Poderes no 8 de Janeiro de 2023. Semana passada, a Organização dos Estados Americanos (OEA), a quem Bolsonaro havia recorrido, reconheceu a tentativa de golpe de Estado, julgada pelo STF.
AGENDA AMAZÔNIA
Nós últimos três anos, desmatamento cai pela metade
Nós últimos três anos, período de gestão do governo Lula, o desmatamento na Amazônia caiu 50%. Na avaliação da União, o resultado reflete o reforço nas fiscalizações e reestruturação das instituições. Nesse período, a prioridade do Governo foi recompor orçamentos e a força de trabalho do Ministério do Meio Ambiente e do Ibama, que haviam sido sucateados durante à gestão Bolsonaro.
FRASE DO DIA
“A celeridade e precisão com as quais promoveu a revisão do PPB reafirma o compromisso do ministro com o PIM (polo industrial de Manaus)”
ANTONIO SILVA, PRESIDENTE DA FIEAM
(Sobre a atualização do Processo Produtivo Básico feita pelo ministro do Desenvolvimento e vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, para o destravamento da fabricação de condicionadores de ar na Zona Franca de Manaus)
